Crédito: Divulgação

A Sunew, empresa brasileira líder global na produção da tecnologia de terceira geração de energia solar, e a Iveco, montadora de veículos comerciais para o transporte de carga e passageiros e de veículos especiais, se uniram para promover inovação e eficiência energética no segmento de vans, em um projeto de energia solar pioneiro neste tipo de veículo. A Sunew instalou painéis de Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV) em uma van convencional da Iveco movida a diesel. O veículo realiza trajetos diariamente em centros urbanos e estradas. Por meio de um sistema de informação instalado na van, a Sunew e a Iveco acompanham o desempenho da tecnologia OPV no veículo em tempo real.

A energia solar gerada por OPV já é uma realidade em obras de arquitetura e em peças de mobiliário urbano. A parceria com a Iveco endereça uma das principais verticais de negócios da Sunew: o mercado de mobilidade, com uso de energia limpa em carros, ônibus, barcas, vans e caminhões, aplicações pouco exploradas pelo mercado de energia solar. Por ser um filme leve, flexível, transparente, resistente a trepidações e de fácil aplicação, o OPV aponta como solução inovadora para o aumento de eficiência energética em veículos de combustão (convencionais), híbridos e elétricos.

“O OPV é feito com polímeros orgânicos semicondutores, por isso nosso produto funciona como uma espécie de borracha: é um material resistente a torções e vibrações. É perfeito para o mercado de mobilidade”, explica o CEO da Sunew, Tiago Alves.

O objetivo da parceria, além da promoção de eficiência energética em veículos, é ajudar na redução de Gases de Efeito Estufa (GEE), já que o transporte é o setor responsável por grande parte das emissões, principalmente nos grandes centros urbanos. De acordo com o relatório elaborado por mais de 40 organizações internacionais que atuam em prol de transportes sustentáveis e de baixo carbono, apresentado durante a 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 24), o setor de transporte contribui com um quarto das emissões globais e é a área em que as irradiações de carbono mais crescem desde 2000.

“Além de reduzir o consumo de combustível e de emissões de gases do efeito estufa, testes anteriores em um veículo leve mostraram que o OPV o possibilita que sistemas elétricos e eletrônicos possam funcionar mesmo com o motor desligado e sem sobrecarga da bateria. É possível, por exemplo, manter o sistema de exaustão ligado quando estacionado sob o sol para reduzir as temperaturas do veículo, além de diminuir a necessidade de se utilizar o ar-condicionado, possibilitando menor consumo de combustível”, explica o gerente de Produtos da Sunew, Felipe Reis.

“Parcerias como essa que fizemos com a Sunew são fundamentais para o nosso processo de inovação. Esse veículo é o primeiro passo dessa parceria que ainda renderá muitos frutos para todos e para o meio ambiente”, afirma o gerente de Engenharia de Produto e Inovação da Iveco, Alexandre Capelli.

Tecnologia OPV – O OPV é produzido com polímeros orgânicos semicondutores, com uma combinação de cinco camadas de tintas impressas em um filme flexível e reciclável. Os insumos utilizados são abundantes na natureza e de fácil produção em laboratório. Foram quase 10 anos de pesquisa e desenvolvimento para que a Sunew chegasse em uma tecnologia industrial inovadora, contínua e altamente escalável. (Da Redação)