Negócios

Superapp para motoristas chega a Minas Gerais

Superapp para motoristas chega a Minas Gerais
Objetivo da empresa é alcançar pelo menos 1 mi de motoristas mineiros até o fim do ano; metade da meta já foi cumprida | Crédito: Reprodução

Com quase 8 milhões de condutores, ficando atrás apenas de São Paulo quando considerado o volume de habilitações veiculares emitidas no País, Minas Gerais é a mais nova aposta do Gringo, startup de tecnologia que permite aos usuários monitorar e realizar serviços relacionados a documentos automotivos e veículos. O objetivo da empresa é alcançar pelo menos 1 milhão de motoristas mineiros até o fim do ano. Em pouco mais de um mês de operação no Estado, metade da meta já foi cumprida.

No mercado há pouco mais de um ano, o aplicativo possui 5 milhões de motoristas entre São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. São mais de 200 mil motoristas atendidos semanalmente. E a expectativa é de avançar para todo o território nacional e iniciar testes em outros países na América Latina ainda neste exercício.

“Estamos crescendo muito rápido. Há seis meses, éramos 2,5 milhões. Agora já estamos em 5 milhões. Vamos acelerar ainda mais o desempenho para alcançar os mais de 77 milhões de todo o País. Nas regiões Sul e Sudeste está concentrado 70% desse contingente. Já estamos nestes mercados, basta nos consolidarmos”, aposta o cofundador e CEO do Gringo, Rodrigo Colmonero.

A chegada a Minas Gerais ocorreu em um período estratégico. Segundo o executivo, foi levado em consideração o prazo final para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para marcar o ingresso no mercado mineiro, a startup investiu fortemente em mídias e mão de obra. “Nosso objetivo é levar o que construímos em São Paulo para o Brasil todo. Agora os serviços de monitoramento, pagamento e parcelamento do imposto,além de contratação de assistência 24h já estão disponíveis para os mineiros”, diz.

Rodadas de Investimentos

Em outubro do ano passado, a empresa anunciou o aporte de R$ 50 milhões que serão usados para expandir a capilaridade e o portfólio de serviços oferecidos com o objetivo de estar presente em toda jornada do motorista, desde a compra do carro, seguro ao licenciamento e IPVA. Hoje, o Gringo já inclui monitoramento dos débitos do veículo e pontuação da CNH por aplicativo; avisos sobre vencimentos (IPVA, DPVAT, taxa de licenciamento, multa); opção de pagamento pelo aplicativo; acesso direto ao CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) – já que desde abril de 2020, o documento se tornou 100% digital; contratação de serviços e outros.

“A relação dos brasileiros com a documentação veicular e de carteira de habilitação sempre foi confusa. Falta informação, burocracia e clareza sobre débitos e status de processos, que acabam dificultando o dia a dia dos brasileiros. Criamos a plataforma para oferecer tranquilidade e simplificar os processos burocráticos para os motoristas”, ressalta.

Além disso, em março, a startup anunciou uma rodada de investimentos Série B de R$ 190 milhões. O objetivo dessa vez, conforme Colmonero, é ampliar a base de investidores e contar com fundos reconhecidos em áreas como fintech e auto em vistas de dar continuidade à construção do que chama desuper app. “Hoje os motoristas precisam ir a diversos lugares para cuidar dos seus veículos, o Gringo quer mudar isso e simplificar tudo em um lugar só, sendo o melhor amigo do motorista”, completa.

A operação começou entregando gratuitamente o monitoramento da carteira de motorista e débitos dos veículos. Ao longo de 2021 ampliou a oferta de crédito e iniciou a venda de produtos de seguro, resultando em um aumento de 20 vezes o valor transacionado (GMV) e de 25 vezes da sua receita quando comparado a 2020.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas