Negócios

Supermercado Assaí premia empreendedores do setor alimentício

DIÁRIO DO COMÉRCIO vai fazer parte do corpo de jurados da 7ª edição do concurso, que promete mais de R$ 1,3 milhão em prêmios
Supermercado Assaí premia empreendedores do setor alimentício
Divulgação Assaí Atacadista

A rede de supermercado Assaí Atacadista acaba de lançar a sétima edição do Prêmio Academia Assaí, que visa reconhecer e desenvolver pequenos empreendedores do setor alimentício por meio da capacitação, além de oferecer mais de R$ 1,3 milhão em prêmios. As inscrições vão até o próximo dia 15 de maio e podem participar comerciantes e pequenos empresários em geral do segmento, formais ou informais, de qualquer região do Brasil.

Ao todo, serão contemplados 2,1 mil negócios em todo o País. Para o Sudeste, há 780 vagas, que poderão ser preenchidas por talentos mineiros. A rede está presente no Estado por meio de oito lojas: três em Belo Horizonte, uma em Contagem (RMBH), uma em Betim (RMBH), uma em Ipatinga (região Rio Doce), uma em Uberlândia (Triângulo), uma em Sete Lagoas (Central). E, em breve, o supermercado também estará em Juiz de Fora.

A inscrição é virtual, mas os interessados podem obter mais informações sobre o Prêmio Academia Assaí nas lojas do Estado. Quem explica é a gerente do Instituto Assaí, Andrea Henrique. O Instituto é a organização social da rede de supermercado.

“Fazemos uma série de divulgação nas lojas, com distribuição de folders, totens e frentes de caixa. Para se ter uma ideia, 70% das inscrições vêm dessa atuação. E queremos intensificar a participação dos mineiros neste ano”, diz.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Sobre a trajetória do prêmio, ela conta que tudo começou em 2018, com o reconhecimento de 15 empreendedores que se destacavam no segmento. Em 2020, com a pandemia de Covid-19, a curadoria entendeu que o alcance poderia ser maior e o número chegou a 150 empreendedores. E com um perfil diferente: pensando em auxiliar aqueles que necessitavam de apoio financeiro.

“Já em 2021, chegamos a 1.500 contemplados, ainda com o foco na vulnerabilidade, sempre com vistas de auxiliar na melhoria dos negócios, mas já diante de um novo cenário econômico no País. Foi então que em 2022, optamos por retomar o olhar para os negócios e focar no reconhecimento das melhores práticas. Totalizamos 2100 empreendedores em todo o País. E, neste ano, vamos manter”, explica a gerente.

Outro destaque desta edição é a regionalização. Composto por diferentes etapas, os candidatos começam a ser avaliados em suas próprias localidades até chegar à etapa nacional. “Serão seis finalistas de cada região. Mas até lá, eles são contemplados com cursos on-line gratuitos, capacitação virtual e presencial, prêmios em dinheiro, vales-compra do Assaí, assessoria individual para o negócio e celulares”, diz.

E o DIÁRIO DO COMÉRCIO vai fazer parte do corpo de jurados, por meio da participação da editora de conteúdos digitais do veículo, Mara Bianchetti. 

Ao longo das últimas seis edições, mais de 80 mil empreendedores se inscreveram e mais de 5 mil foram premiados, totalizando mais de R$ 3,7 milhões em prêmios distribuídos em todo o Brasil.

Para isso, a premiação se dividirá em duas etapas: o Prêmio Regional junto a cada uma das cinco regiões do País – Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o Prêmio Nacional – e o Prêmio Nacional. Os empreendedores podem se inscrever em três categorias e cada uma tem um conteúdo especial dedicado ao perfil dos seus negócios. São elas:

  • Vendas por encomenda;
  • Ponto de venda fixo;
  • Vendedor ambulante.

Depois disso, serão selecionadas 700 pessoas de cada categoria, totalizando 2.100 premiados, que receberão R$ 300 na carteira digital da PicPay e quatro dias de capacitação on-line.

Finalistas do Prêmio Academia Assaí

Deste total, 210 finalistas serão selecionados e receberão R$ 2 mil em dinheiro na carteira digital da PicPay e R$ 500 em vales-compra do Assaí. Esses finalistas enviarão um vídeo com um pitch de um minuto sobre o seu negócio e concorrerão a 30 prêmios de vencedor regional.

Ao todo serão seis vencedores em cada região, sendo dois de cada categoria. Além do prêmio em dinheiro, eles receberão um celular, assessoria individual para o negócio e participarão de uma imersão em São Paulo, sede da rede de supermercado Assaí, com todas as despesas pagas, para concorrer ao Prêmio Nacional.

Nesta fase, os 30 vencedores regionais participarão de uma semana com capacitações, vivências e preparação para realizarem uma apresentação, de três minutos, sobre os seus negócios para a banca de avaliação, que vai selecionar o vencedor nacional de cada categoria, que será premiado com o valor de R$ 15 mil em dinheiro na carteira digital da PicPay – que se soma aos valores já recebidos nas etapas anteriores.

Além do grande prêmio de vencedor nacional, os participantes desta etapa também concorrerão aos prêmios de: inovação, tecnologia e sustentabilidade. O ganhador de cada um destes prêmios receberá R$ 5 mil na carteira digital.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas