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Supermercados BH encerra 2024 com 23 novas lojas e já prevê outras inaugurações para 2025

Expansão da rede supermercadista é um reflexo do crescimento do poder aquisitivo das classes C e D; entenda
Supermercados BH encerra 2024 com 23 novas lojas e já prevê outras inaugurações para 2025
Pedro Lourenço de Oliveira aposta que a empresa possa chegar a mais cidades do interior de Minas e do Espírito Santo | Crédito: Ignacio Costa

Ao longo de 2024, a rede Supermercados BH abriu 23 lojas, sendo 18 em Minas Gerais e quatro no Espírito Santo, com unidades em modelos de varejo e atacarejo.

O plano de expansão da marca no ano passado contemplou a chegada da rede a municípios que, antes, não contavam com nenhuma unidade dos Supermercados BH. Do total de lojas abertas de janeiro a dezembro, sete ocorreram em cidades novas para a marca.

Uma delas é a cidade de Felixlândia, cidade com 13,9 mil habitantes na região Central de Minas, que recebeu uma unidade em dezembro, e marcou a última inauguração da rede em 2024.

Na cidade, a loja recém-inaugurada tem 1.300 m² de área de vendas, 12 checkouts (caixas) e um estacionamento com 80 vagas para automóveis e motocicletas. O empreendimento gerou 110 vagas de trabalho direto na região.

Expansão da marca inclui Felixlândia, cidade que até então não tinha nenhum Supermercados BH | Crédito: Divulgação Prefeitura de Felixlândia

Além da loja em Felixlândia, a expansão da rede em Minas Gerais no ano de 2024 compreendeu outras 17 unidades, distribuídas pelas cidades de:

Já no Espírito Santo foram quatro inaugurações no ano passado, nas cidades de:

  • Marechal Floriano,
  • Serra
  • e Vila Velha.
Imagem aérea de Vilha Velha/ES
Vilha Velha recebeu a 37ª loja capixaba do Supermercados BH em 2024 | Crédito: Adobe Stock

Com isso, a rede já ultrapassa mais de 300 lojas em Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo a empresa, para o ano de 2025, a rede já tem previstas duas inaugurações, sendo elas nas cidades de:

  • Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)
  • e Patos de Minas, no Alto Paranaíba.

Expansão do Supermercados BH está relacionado ao crescimento do poder de compra das classes C e D

A expansão da rede supermercadista é um reflexo do crescimento do poder aquisitivo das classes C e D. Com estratégia de preços competitivos e produtos de marca própria, a empresa se posiciona como uma líder no mercado mineiro, oferecendo qualidade e acessibilidade aos consumidores.

O economista Paulo Henrique Aguiar, especializado em varejo, destaca que essa realidade passa a inaugurar uma nova fase de crescimento para o varejo nacional, que aponta para a procura por bens duráveis e melhor qualidade de vida em uma onda de consumo com efeitos multiplicadores.

“Esses consumidores estão cada vez mais seletivos, exigindo qualidade, preços acessíveis e responsabilidade ambiental (ESG). Para aproveitar essa janela de oportunidade, empresas devem oferecer produtos de qualidade a preços competitivos, investir em responsabilidade socioambiental e desenvolver estratégias de marketing direcionadas. Além disso, é fundamental aperfeiçoar canais de venda e experiência do cliente”, pontua.

Aguiar afirma que empresas que se adaptarem às novas demandas podem aumentar participação de mercado.

“O caso do Supermercados BH ilustra essa estratégia, ao atender esses públicos que vêm conquistando maior poder de compra, melhorando sua imagem e reputação”, observa.

Projeção nacional

Fundado em 1996, o Supermercados BH é liderado pelo empresário e ex-carregador de caixas, Pedro Lourenço, que construiu uma trajetória de sucesso em 28 anos. Inicialmente concentrada em Santa Luzia, na RMBH, onde está a primeira unidade, a empresa posteriormente abriu lojas na Capital e expandiu para o interior de Minas Gerais.

Imagem da primeira unidade da rede Supermercados BH, inaugurada em 1996 em Santa Luzia e reinaugurada em 2018 após reforma | Crédito: Divulgação Supermercados BH

Uma das grandes apostas ocorreu a partir de julho de 2023, quando a empresa decidiu investir na compra de pontos de venda no Espírito Santo, onde já acumula 37 operações.

Hoje, a empresa fatura quase R$ 18 bilhões. É a quinta maior rede de supermercados do Brasil e a maior de Minas Gerais. Na frente dela, no ranking nacional, estão apenas Carrefour, Assaí, Grupo Mateus e Pão de Açúcar.

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