Rede Bretas se despede de Minas e Supermercados BH passa a ocupar unidades no Vale do Aço

A rede Supermercados BH inaugura, nesta quinta-feira (15), quatro lojas que pertenciam à rede Bretas, do grupo Cencosud Brasil, no Vale do Aço. Três dessas unidades estão localizadas na cidade de Ipatinga e a outra, em Coronel Fabriciano. Elas são as primeiras operações da varejista mineira nesses municípios.
As novas lojas de Ipatinga estão localizadas nos seguintes endereços: avenida Selin José de Sales, 1.987, bairro Bethânia; avenida Colatina, 615, bairro Caravelas; e rua Maria Jorge Selipi de Sales, 155, no Centro da cidade. Já a operação de Coronel Fabriciano está localizada na avenida Dr. José de Magalhães Pinto, 1.879, no bairro Giovanini.
Em uma publicação no LinkedIn, o diretor comercial da rede Supermercados BH, Bruno Oliveira, afirmou que a empresa espera converter, no total, 31 lojas nos próximos 15 dias. Essas unidades estão presentes em cidades do Vale do Aço, do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas Gerais.
“Cada loja representa não apenas um novo espaço físico, mas também o resultado do comprometimento e da paixão de toda a nossa equipe. Do planejamento à execução, cada etapa é marcada por dedicação, colaboração e uma visão compartilhada de sucesso”, declarou.
Essas unidades fazem parte do acordo firmado entre a supermercadista e o grupo Cencosud Brasil para a venda de todas as operações da bandeira Bretas em Minas. No total, a operação, avaliada em R$ 716 milhões inclui 54 supermercados, oito postos de combustíveis, um centro de distribuição (CD) e demais ativos relacionados.
Conforme decisão publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 17 de abril, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já autorizou a venda de 32 lojas do Bretas para o Supermercados BH, além dos postos de combustíveis e do CD. Essas operações estão localizadas em 21 cidades mineiras. São elas:
- Uberlândia (nove supermercados);
- Uberaba (cinco supermercados);
- Ipatinga (três supermercados e um posto de combustíveis);
- Coronel Fabriciano (um supermercado e um posto de combustíveis);
- Timóteo (dois supermercados);
- Poços de Caldas (dois supermercados);
- Belo Horizonte (dois postos de combustíveis);
- Juiz de Fora (dois postos de combustíveis);
- Araguari (um supermercado);
- Itabira (um supermercado);
- Itajubá (um supermercado);
- Ituiutaba (um supermercado);
- João Monlevade (um supermercado);
- Lavras (um supermercado);
- Paracatu (um supermercado);
- Patos de Minas (um supermercado);
- Patrocínio (um supermercado);
- Pouso Alegre (um supermercado);
- Montes Claros (um posto de combustíveis);
- Janaúba (um posto de combustíveis);
- Ribeirão das Neves (um centro de distribuição).
A negociação envolvendo as outras 22 unidades da rede de supermercados Bretas em Minas ainda está em andamento. As lojas negociadas estão localizadas nos seguintes municípios:
- Juiz de Fora (sete lojas);
- Montes Claros (cinco lojas);
- Sete Lagoas (duas lojas);
- Varginha (duas lojas);
- Curvelo;
- Janaúba;
- Matozinhos;
- Pedro Leopoldo;
- Pirapora;
- Unaí.
Saída do Bretas e expansão do Supermercados BH no mercado supermercadista mineiro

De acordo com documentos enviados ao órgão regulador, a negociação faz parte da estratégia de expansão das atividades da rede supermercadista em Minas Gerais. “A operação permite a expansão da bandeira do Supermercados BH em alguns municípios onde não está presente ou onde está presente de maneira incipiente, bem como a penetração em regiões em que há demanda para expansão”, destacou o texto.
Além de Ipatinga e Coronel Fabriciano, a negociação representa a chegada da rede Supermercados BH em outros nove municípios: Timóteo, Poços de Caldas, Araguari, Coronel Fabriciano, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, João Monlevade, Paracatu e Patrocínio. Além disso, marca também a saída da marca Bretas do mercado mineiro, que passa a contar com unidades apenas no estado de Goiás.
Para a Cencosud Brasil, a operação possibilitará a captação de recursos para investimento e desenvolvimento dos seus negócios em outras regiões do País. Além do Bretas, a empresa também é proprietária de outras seis bandeiras (GBarbosa, Prezunic, Perini, Mercantil Atacado, Spid e Giga) distribuídas por nove estados brasileiros.
A Cencosud Brasil é uma subsidiária do Grupo Cencosud, empresa de origem chilena que atua em diversos países da América Latina e nos Estados Unidos. O CEO da multinacional, Rodrigo Larrain, ressaltou que essa transação permitirá que a subsidiária brasileira concentre esforços em regiões mais rentáveis para a varejista.
“Essa operação pontual nos permitirá concentrar nossos esforços e recursos em mercados do Brasil onde vemos melhores oportunidades de crescimento e rentabilidade”, afirmou.
Negociação com a rede Villefort

Essa não é a primeira negociação envolvendo lojas da rede Bretas e uma varejista mineira aprovada pelo Cade neste ano. Em fevereiro, a entidade autorizou a venda de duas unidades desativadas da marca para a rede Villefort Atacado e Varejo. O valor desse acordo não foi divulgado.
As lojas estão localizadas nas cidades de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Anápolis, no interior de Goiás. A negociação representa uma oportunidade de expansão do Villefort para duas cidades onde a rede ainda não atua, além de possibilitar que a Cencosud redirecione o foco de atuação do grupo no mercado nacional.
A rede mineira de atacarejo já iniciou o processo coletivo para a contratação de funcionários em ambas as cidades, o que demonstra que a inauguração dessas lojas deverá ocorrer em breve.
Sobre o Bretas
A rede Bretas foi fundada em 1954, na cidade de Santa Maria de Itabira, na região Central de Minas. Em 2010, a empresa foi adquirida pelo grupo chileno Cencosud por R$ 1,35 bilhão, montante 88,55% superior ao da atual negociação com a rede Supermercados BH. Nessa época, a bandeira possuía 62 lojas nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia.

No ano da venda para a multinacional, a varejista era apontada pelo Ranking Abras como a maior empresa do segmento supermercadista no Estado e a sétima do Brasil. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Bretas havia registrado um faturamento de R$ 2,1 bilhões em 2009.
Para efeito de comparação, a rede Supermercados BH – que adquiriu as operações da marca em Minas e hoje lidera o setor no Estado – ocupava a terceira posição entre as varejistas mineiras e a 15ª no ranking nacional, com R$ 1,172 bilhão de faturamento.
Conforme a última edição do levantamento, realizado em parceria com a NielsenIQ, a rede Supermercados BH registrou um faturamento bruto de R$ 21,278 bilhões em 2024, ocupando a quarta posição entre as maiores empresas do segmento no País. Já a Cencosud Brasil fechou o último ano na nona posição, com R$ 11,235 bilhões.
Nos anos após a aquisição, o Bretas foi perdendo espaço no mercado mineiro, principalmente, para outras redes regionais. Vale ressaltar que o atual cenário competitivo do mercado foi um dos principais fatores que levaram a Cencosud a optar por se desfazer dos ativos presentes em Minas Gerais.
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