Negócios

Bretas e coletivo de mulheres mineiras promovem Costura Criativa

Supermercados Bretas e coletivo “Marias Vão Com as Outras Sim!” promovem o reaproveitamento de lonas e banners de comunicação
Bretas e coletivo de mulheres mineiras promovem Costura Criativa
Crédito: Divulgação Bretas

A rede mineira de supermercados e hipermercados Bretas criou a ação “Costura Criativa”, em parceria com o coletivo de mulheres em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o “Marias Vão Com as Outras Sim!”. A iniciativa da rede é ser diferente fazendo a diferença, pensando no meio ambiente e no impacto que pode ser reduzido dos resíduos gerados com propagandas.

O supermercado produz centenas de lonas e banners de comunicação em mais de 80 lojas da rede, e com o projeto, este material será reaproveitado, além de gerar emprego e visibilidade para as mulheres parceiras. 

Por meio da costura criativa, este material é utilizado para a produção de ecobags, mochilas, estojos de lápis e aventais infantis. O coletivo de mulheres costura e vende para o próprio supermercado.

Posteriormente, o Bretas realizará doações para entidades de apoio a crianças. “Essa é uma forma de garantir a destinação adequada dos resíduos gerados em nossas lojas, além de apoiar o lindo trabalho destas grandes mulheres”, explica a gerente de Marketing do Bretas, Camila Pereira.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A importância de mesclar o engajamento dos negócios, a preservação do meio ambiente e o equilíbrio social, torna-se fundamental para as companhias que desejam colaborar com um futuro promissor, promovendo o bem-estar social e a manutenção dos recursos naturais.

“Com o surgimento da pandemia muitas mulheres não tinham alternativa. Combinamos que juntas não iríamos cair. O Bretas trabalha muito com essa questão do afeto, do resgate, geração de renda e busca de autonomia. Os projetos deram um match”, revela a coordenadora administrativa do coletivo, Nilce Nicácio.

Sobre o coletivo

O coletivo “Marias Vão Com as Outras Sim!” iniciou sua mobilização em janeiro de 2021, durante a pandemia. O foco do projeto é interagir para construir ações em rede que busquem e promovam a inclusão social, cultural e econômica das mulheres.

Atualmente, fazem parte desse coletivo mais de 15 mulheres, que recebem doações de materiais de diversos parceiros e comercializam os produtos que produzem em feiras na RMBH e pela internet.

*Estagiária sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas