Negócios

Supermercados Rena completa 55 anos

Supermercados Rena completa 55 anos
Plano de expansão da rede mineira compreende a abertura de, pelo menos, uma loja por ano | Crédito: Divulgação

Pioneirismo sempre marcou a trajetória do Supermercados Rena, com sede em Itaúna, na região Centro-Oeste do Estado. Fundada em agosto de 1966, a rede foi a primeira do tipo na cidade, implantou serviços diferenciados e atravessou diferentes cenários políticos e econômicos. Agora chega aos 55 anos expandindo suas operações em um plano que prevê a abertura de pelo menos uma loja por ano até 2025.

O Rena foi o primeiro supermercado da região, quando o varejo ainda era tomado apenas por armazéns. Também foi o primeiro a instalar prateleiras e adotar o modelo de autosserviço; a ter ilhas congeladas; e a reunir, em uma única loja, as seções de açougue, padaria, hortifruti e frios.

Quem conta é o diretor-presidente da rede, Alexandre Maromba. Segundo ele, os irmãos fundadores, Sr. Renato e Sr. Nabor, sempre foram visionários e ao longo deste tempo constantemente inovaram no segmento supermercadista. Tanto que, mais recentemente, a rede também foi a primeira da região a adotar o e-commerce, que durante a crise da pandemia se mostrou tão essencial. “O Rena tem vendas on-line e televendas, além de um programa de fidelidade com vantagens excluídas”, diz.

Além do pioneirismo e da inovação, o modelo de gestão é outro diferencial. Empresa familiar já na terceira geração no corpo diretivo e com membros das três gerações em atuação, união e governança corporativa são a receita para sobreviver por tanto tempo em um ambiente complexo como o brasileiro para os negócios familiares.

“Tamanha longevidade fez com que deixasse de ser uma empresa familiar e passasse a ser uma família empresária, que soube superar todos os desafios e complexidades e atravessar décadas com o negócio. No Rena, fazemos questão de manter o espírito familiar, porém, sempre com muito profissionalismo”, garante.

Atualmente é a 112ª maior rede do País, conforme o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a 12ª de Minas Gerais, conforme a Associação Mineira de Supermercados (Amis). Ao todo são 11 lojas no Estado, localizadas em Itaúna, Mateus Leme, Juatuba, Divinópolis e Oliveira

Neste ano será aberta uma unidade de 1,7 mil metros quadrados de área de vendas em Nova Serrana e no ano que vem, uma de 1,7 mil, em Pará de Minas. Em Itaúna, onde está a matriz, há ainda uma central de panificação e um centro de distribuição (CD). Isso totaliza 13.125 metros quadrados de área de venda, 107 checkouts e 1.150 colaboradores diretos.

E para continuar a crescer na cidade-sede, dentro do seu plano de expansão local, o Rena planeja para o ano que vem, construir um complexo de compras e entretenimento, incluindo hipermercado, no imóvel de 9 mil metros quadrados de propriedade do grupo empresarial da família.

Aumentam as vendas do Supermercados Rena

Sobre o desempenho das vendas, Maromba afirma que a meta para 2021 é de um aumento de 10% sobre o ano anterior. Segundo ele, a expectativa só não é maior devido à elevada base de comparação. É que com a pandemia, a corrida aos supermercados que houve por parte de alguns consumidores logo na chegada da doença ao País e o fechamento de bares e restaurantes como forma de conter o avanço do vírus, a rede observou significativo crescimento nas vendas em alguns meses do ano passado.

“Foi um desafio muito grande, pois somos considerados atividade essencial e seguimos com as operações ainda com o compromisso de manter não apenas os 1.150 funcionários em segurança, mas também a população que continua vindo até nós. Fomos bem-sucedidos e ouvimos de muitos clientes que fomos uma espécie de porto-seguro para eles diante do momento de tanta incerteza e insegurança”, conta.

O diretor-presidente atribui o reconhecimento ao compromisso de realizar sempre um atendimento humanizado. Para isso, inclusive, conta com o que chama de “Escola Rena”, um braço da área de recursos humanos da empresa, que tem uma série de treinamentos para os funcionários.

Por fim, em toda a sua história, o Rena sempre foi uma empresa preocupada com as áreas social e ambiental. O projeto “Troco Solidário” ajuda o Hospital e Creche Branca de Neve em Itaúna e a outras instituições filantrópicas nas demais cidades. No Hospital de Itaúna apoia a Brinquedoteca e o Banco de Leite. Também, com o projeto “Rena de Olho no Futuro do Planeta” recebeu dois prêmios nacionais de melhor projeto de sustentabilidade do varejo brasileiro, na categoria média empresa, pela Fundação Getulio Vargas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas