Supermercados Rena completa 55 anos

Pioneirismo sempre marcou a trajetória do Supermercados Rena, com sede em Itaúna, na região Centro-Oeste do Estado. Fundada em agosto de 1966, a rede foi a primeira do tipo na cidade, implantou serviços diferenciados e atravessou diferentes cenários políticos e econômicos. Agora chega aos 55 anos expandindo suas operações em um plano que prevê a abertura de pelo menos uma loja por ano até 2025.
O Rena foi o primeiro supermercado da região, quando o varejo ainda era tomado apenas por armazéns. Também foi o primeiro a instalar prateleiras e adotar o modelo de autosserviço; a ter ilhas congeladas; e a reunir, em uma única loja, as seções de açougue, padaria, hortifruti e frios.
Quem conta é o diretor-presidente da rede, Alexandre Maromba. Segundo ele, os irmãos fundadores, Sr. Renato e Sr. Nabor, sempre foram visionários e ao longo deste tempo constantemente inovaram no segmento supermercadista. Tanto que, mais recentemente, a rede também foi a primeira da região a adotar o e-commerce, que durante a crise da pandemia se mostrou tão essencial. “O Rena tem vendas on-line e televendas, além de um programa de fidelidade com vantagens excluídas”, diz.
Além do pioneirismo e da inovação, o modelo de gestão é outro diferencial. Empresa familiar já na terceira geração no corpo diretivo e com membros das três gerações em atuação, união e governança corporativa são a receita para sobreviver por tanto tempo em um ambiente complexo como o brasileiro para os negócios familiares.
“Tamanha longevidade fez com que deixasse de ser uma empresa familiar e passasse a ser uma família empresária, que soube superar todos os desafios e complexidades e atravessar décadas com o negócio. No Rena, fazemos questão de manter o espírito familiar, porém, sempre com muito profissionalismo”, garante.
Atualmente é a 112ª maior rede do País, conforme o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a 12ª de Minas Gerais, conforme a Associação Mineira de Supermercados (Amis). Ao todo são 11 lojas no Estado, localizadas em Itaúna, Mateus Leme, Juatuba, Divinópolis e Oliveira.
Neste ano será aberta uma unidade de 1,7 mil metros quadrados de área de vendas em Nova Serrana e no ano que vem, uma de 1,7 mil, em Pará de Minas. Em Itaúna, onde está a matriz, há ainda uma central de panificação e um centro de distribuição (CD). Isso totaliza 13.125 metros quadrados de área de venda, 107 checkouts e 1.150 colaboradores diretos.
E para continuar a crescer na cidade-sede, dentro do seu plano de expansão local, o Rena planeja para o ano que vem, construir um complexo de compras e entretenimento, incluindo hipermercado, no imóvel de 9 mil metros quadrados de propriedade do grupo empresarial da família.
Aumentam as vendas do Supermercados Rena
Sobre o desempenho das vendas, Maromba afirma que a meta para 2021 é de um aumento de 10% sobre o ano anterior. Segundo ele, a expectativa só não é maior devido à elevada base de comparação. É que com a pandemia, a corrida aos supermercados que houve por parte de alguns consumidores logo na chegada da doença ao País e o fechamento de bares e restaurantes como forma de conter o avanço do vírus, a rede observou significativo crescimento nas vendas em alguns meses do ano passado.
“Foi um desafio muito grande, pois somos considerados atividade essencial e seguimos com as operações ainda com o compromisso de manter não apenas os 1.150 funcionários em segurança, mas também a população que continua vindo até nós. Fomos bem-sucedidos e ouvimos de muitos clientes que fomos uma espécie de porto-seguro para eles diante do momento de tanta incerteza e insegurança”, conta.
O diretor-presidente atribui o reconhecimento ao compromisso de realizar sempre um atendimento humanizado. Para isso, inclusive, conta com o que chama de “Escola Rena”, um braço da área de recursos humanos da empresa, que tem uma série de treinamentos para os funcionários.
Por fim, em toda a sua história, o Rena sempre foi uma empresa preocupada com as áreas social e ambiental. O projeto “Troco Solidário” ajuda o Hospital e Creche Branca de Neve em Itaúna e a outras instituições filantrópicas nas demais cidades. No Hospital de Itaúna apoia a Brinquedoteca e o Banco de Leite. Também, com o projeto “Rena de Olho no Futuro do Planeta” recebeu dois prêmios nacionais de melhor projeto de sustentabilidade do varejo brasileiro, na categoria média empresa, pela Fundação Getulio Vargas.
Ouça a rádio de Minas