Negócios

Sustentabilidade e inovação são temas de Congresso na Capital

CIS 2023 vai acontecer nos dias 23 e 24 de agosto e é promovido pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec).
Sustentabilidade e inovação são temas de Congresso na Capital
Crédito: Divulgação

Debater e fomentar inovação e sustentabilidade em um ecossistema de startups e empresas em busca de processos e soluções responsáveis para seus diferentes públicos internos e externos é a missão da primeira edição do Congresso de Inovação e Sustentabilidade (CIS 2023), promovido pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec).

O evento, que vai acontecer nos dias 23 e 24 de agosto, de acordo com a head de Sustentabilidade do BHTec, Camila Viana, vai trabalhar as intersecções e distanciamentos entre os dois temas. A programação vai contar com diversos especialistas qualificados para discutir tais questões. Participarão grandes empresas, atores do ecossistema de inovação, criadores de soluções sustentáveis que inovaram as possibilidades na área, consultores ESG de grandes institutos e organizações, professores e pesquisadores acadêmicos.

O valor dos ingressos será revertido para uma entidade mineira do terceiro setor que está sendo selecionada.

“O Congresso foi construído com muito cuidado para que a gente possa auxiliar empresas e startups sobre a questão da sustentabilidade corporativa. Esse é um assunto muito complexo e não pode correr o risco de cair no greenwashing. Inovação e sustentabilidade estão cada vez mais indissociáveis e queremos ajudar a construir uma trilha de desenvolvimento de forma madura e responsável”, explica Camila Viana.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Temas como “ESG: para gestão e inovação”; “Cases de Inovações para a Sustentabilidade”; “ESG como estratégia de negócio”; “Olhares e perspectivas ESG: empresas, mercado e consumidores”; “Bioeconomia e inovação” e “Diagnóstico ESG para startups”, serão apresentados na forma de palestras, workshops e mesas-redondas.

Paralelo ao CIS 2023, acontece nas dependências do Parque, na região Noroeste, a Vitrine BHTec, uma mostra de soluções e negócios inovadores, com entrada franca. Neste ano, a Vitrine acontece sob a ótica da união das escolhas estratégicas do BHTec: inovação + sustentabilidade. Essas áreas, juntas, estarão refletidas em produtos, serviços e muita tecnologia para indústrias, setores público e privado.

Nos dois dias também serão promovidas rodadas de negócios. Startups e mentores parceiros (empresas, investidores e/ou consultores da linha de negócios com agenda aberta) terão a oportunidade de encontros pré-agendados.

“É um evento duplo. O Parque estará aberto para a comunidade para entender o que é feito dentro do BHTec. As empresas que integram o Parque Tecnológico vão poder se apresentar. Já temos uma atuação nessa linha.  O congresso tem o papel de, também, aguçar esse olhar das empresas que estão aqui dentro ou têm alguma relação  conosco sobre como está a sustentabilidade da porta pra dentro, e não apenas como produtos e serviços oferecidos aos clientes”, afirma a head de Sustentabilidade do BHTec.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas