Tabernas em Belo Horizonte: confira 3 bares ‘medievais’ para conhecer nessas férias

Experiência e sabor definem bem o que se pode esperar de uma visita a um restaurante temático. Em Belo Horizonte, este tipo de estabelecimento prospera em um cenário culinário que atrai desde clientes curiosos a fãs de determinados estilos. Um exemplo é a culinária antiga e a estética medieval. Bares e restaurantes com cara de “taberna” são opções para variar os passeios nessas férias na capital mineira.
Um deles é restaurante Terra Média Experience, no Prado, região Oeste de BH, e que, recentemente, investiu na ampliação do estabelecimento para comportar mais clientes.
O restaurante surgiu de uma ideia do engenheiro e amante da culinária Victor Bambirra Cabral que, há quase três anos, inspirado na série de livros “O Senhor dos Anéis”, resolveu empreender.
“Sempre gostei da temática medieval. Lembro que o primeiro livro que li quando criança foi ‘O Hobbit’. Sou engenheiro metalúrgico de automação, mas sempre amei a culinária, então resolvi arriscar. E deu certo”, comemora Cabral.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ele relata que começou o negócio sozinho, fazendo o planejamento administrativo e a decoração, e teve o apoio da esposa e arquiteta, Gabriela Mara Batista, para colocar no papel as suas ideias.
“Ainda hoje, participo de tudo, do atendimento à produção. Para o cardápio, eu não gostava de cozinhar o que não comia, então muitos dos pratos são do meu gosto”, completa.
Mudança de local como estratégia para o negócio
No início, o estabelecimento ficava em outro local no bairro Prado, mas, com a necessidade de ampliar o espaço para comportar melhor o público, o Terra Média Experience foi instalado em outro endereço no mesmo bairro, a avenida Francisco Sá, uma das principais na região.
“Mudamos de lugar devido ao tamanho. Onde estávamos antes era um espaço pequeno e atendemos ao público apenas mediante reserva. A capacidade ali era de 40 a 50 pessoas, Hoje, com a nova estrutura, podemos receber até 130 pessoas”, diz o dono do negócio, Victor Cabral. (Veja mais detalhes do estabelecimento ao final da matéria)
Dentro deste segmento, as séries de época inspiram a maioria dos negócios. O Diário do Comércio conversou com alguns estabelecimentos deste ramo que estão fazendo sucesso entre os belo-horizontinos. Confira a seguir.
3 tabernas para visitar nessas férias
Taberna Santê
Há seis anos no mercado, o restaurante Taberna Santê, no Santa Tereza, região Leste de BH, surgiu do amor do casal Carolina Neves e Rafael Rebuiti, sócios no negócio, pela série Game Of Thrones. Filmes e séries medievais completam a inspiração. Carolina, agora à frente do negócio, conta que também ama a cultura e o lado “taverneiro divertido”.
“Tentamos trazer um pouco dessa cultura com o melhor que temos de Minas. Quando começamos, estávamos apaixonados por ‘Game Of Thrones‘ e foi o pontapé inicial para embarcarmos nessa aventura”, lembra a sócia.
O estabelecimento serve pratos tradicionais da época com foco na apresentação e no sabor. O prato mais famoso no estabelecimento é o “Torres de Westeros”, formado por “torres” de batata frita com queijo e bacon.
“Ele tem uma apresentação diferenciada e chama bastante a atenção pelo tamanho. Mas o favorito da casa mesmo é o ‘Senhor dos Anéis’, um prato com anéis de cebola, palitos de muçarela e frango crocante empanado no Doritos”, diz Carolina.
“Apesar dos pratos deliciosos, acreditamos que um dos nossos diferenciais é o atendimento”, completa. Isso porque, segundo ela, o estabelecimento busca promover uma experiência divertida para que os visitantes se sintam em casa, com um ambiente despojado e alegre.
Isso envolve, também, um atendimento personalizado, para conhecer o cliente e indicar o que ele pode gostar. O cardápio, apesar de trazer uma descrição detalhada, também é explicado para cada consumidor.
A movimentação da casa é mais intensa nas quintas-feiras e aos sábados, dias que contam com programações especiais. Veja quais:
- a Taberna tem uma brincadeira de perguntas e respostas que envolve a casa inteira às quintas;
- já às sextas e aos sábados, o karaokê é liberado.

Serviço
- Endereço: rua Salinas, 2113 – Santa Tereza
- Horário de Funcionamento: quarta à sábado, a partir das 18h
Forja Taverna
Na Savassi, região Centro-Sul da capital mineira, está localizado o Forja Taverna. Com um ano e meio de atuação no mercado, o estabelecimento se destaca pela valorização da história. O administrador e amante da gastronomia, Igor Escobar, começou o empreendimento se inspirando no modo de preparo das comidas antigamente.
Escobar conta que sempre gostou de história e veio de uma família que é dona de restaurantes, legado e profissão que herdou para investir no bar medieval.
“Nos preocupamos com a história, por isso, deixamos de lado a fantasia. Nossos pratos e coquetelaria são todos receitas da época ou inspirados nelas”, explica. Os pratos com mais saída são o “Steak de Apicus” e o “Costelão ao molho Hipocras”.
“O steak é a primeira receita do prato catalogada em um livro de receitas medievais. Ele é salgado com um molho italiano chamado garum. Fazemos uma mescla com o mel para dar um sabor especial”, explica.
A maioria dos clientes, segundo Escobar, têm muita curiosidade sobre os pratos, que têm origem em várias regiões. “Nossos pratos são únicos. Temos receitas desde a Mongólia até a Escandinávia. Tentamos tirar este estigma da Idade Média concentrada no ocidente europeu. Os clientes sempre abertos a experimentar coisas novas, além da explicação nas mesas, têm acesso a um cardápio que indica de onde veio o prato, quais são as inspiração e motivos para serem consumidos de tal forma”, diz.
Com programações especiais, os dias de maior movimento são as sextas e os sábados.
Confira o que o restaurante oferece:
Sexta e sábados:
- shows de pirofagia;
- shows medievais;
- personagens que interagem com os clientes, como o bobo da corte.
Nos outros dias de funcionamento:
- campeonato de arremesso de machado às terças e quartas;
- assados especiais (salmão, cordeiro, coelho e leitão) no almoço aos domingos.
Nessa época do ano, ainda de festas juninas (ou julinas), a taberna também oferece pratos típicos unindo as duas temáticas. O local também tem novidades neste mês, como um novo cardápio de inverno e uma programação especial nas duas últimas quintas-feiras de julho para celebrar o mês do rock, com noites musicais focadas neste estilo.

Serviço
- Endereço: rua Cláudio Manoel, 900 – Savassi
- Horário de funcionamento: terça a quinta de 18h à meia-noite; sexta e sábado de 18h a 1h; e aos domingos, de 12h a 17h
Terra Média Experience
O restaurante que acaba de passar por uma ampliação, promete, ainda, muitas novidades. Alguns ambientes no novo espaço ainda serão inaugurados, e, a cada dois meses, os clientes podem contar com novidades no cardápio.
Atualmente, os pratos com mais saída são o torresmo de rolo cortado no machado e o “Gandalf”, um hambúrguer com muçarela empanada.
Sempre atento aos processos da casa, o dono do estabelecimento, Victor Cabral, enfatiza o cuidado que tem com os clientes e a busca por proporcionar bem-estar e uma ótima experiência na casa. “Nosso diferencial é a atenção. Estou muito presente na criação e na produção. Sou fã do assunto e tenho muito carinho e amor”, diz.



Serviço
- Endereço: avenida Francisco Sá, 355 – Prado
- Horários de funcionamento: quarta e quinta, de 18h às 23h; sextas, de 18h a meia-noite; sábados, de 17h a meia-noite; e aos domingos, de 17h às 23h
Quer mais opções de bares temáticos em Belo Horizonte?
Confira, também, esta reportagem do Diário do Comércio sobre as luderias na capital mineira:
Ouça a rádio de Minas