Negócios

Take chega a mais de 100 pontos de venda em Minas Gerais

Nos próximos 60 dias, serão inaugurados mais 34 no Estado; no Brasil, já são 3 mil
Take chega a mais de 100 pontos de venda em Minas Gerais
Startup de geladeiras inteligentes espera dobrar presença no Brasil | Crédito: Divulgação

Foi em meio à pandemia e às medidas de isolamento social que a Takestartup que atua com tecnologia de ponta e Inteligência Artificial (IA) próprias na operação de smart vending coolers (geladeiras inteligentes) de bebidas alcoólicas e não alcoólicas – surgiu em 2020. Já são 3 mil pontos de vendas espalhados por condomínios, hubs corporativos, coworkings, centros comerciais, escolas e até igrejas de todo o País.

Do total, 106 estão em Minas Gerais e a meta é dobrar o número de máquinas tanto no Brasil quanto no Estado ainda em 2023. Nos próximos 60 dias, serão inaugurados 34 novos pontos de venda em território mineiro.

De acordo com o head de operações da Take, Eliardo Gonçalves, a Take não é uma vending machine, mas uma venda com inteligência de ponta. “O varejo vem passando por uma grande digitalização, o que propicia essa grande aceitação da Take. Já desenvolvemos um projeto para embarcar nossa tecnologia para venda de sorvete. Trabalhamos com as principais indústrias nacionais de bebidas, mas um dos movimentos de 2023 é estreitar o relacionamento com as indústrias locais. Já começamos a homologar produtos regionais”, explica Gonçalves.

A prospecção e seleção de espaços para a instalação dos equipamentos são realizadas pelos licenciados da marca. Lugares interessados podem entrar em contato pelos canais digitais e o licenciado mais próximo será enviado para a primeira avaliação.

Para ser um licenciado, o candidato precisa ter um perfil comercial e o contrato tem duração de cinco anos, prorrogáveis por igual período. A maioria deles, atualmente, tem experiência em outros negócios, mas nada impede que um novato assuma a função.

Os coolers ficam disponíveis 24 horas por dia, sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra. Apenas com o smartphone e aplicativo instalado o consumidor consegue realizar a compra e levar na mesma hora as bebidas selecionadas. Já são mais de 200 mil usuários cadastrados e 120 produtos homologados em todo o País.

“Para garantir o abastecimento do equipamento trabalhamos com a logística dos nossos grandes fornecedores e, no caso dos locais, acabamos funcionando como uma grande vitrine. Eles entregam no estoque do licenciado, que faz a distribuição”, completa o head de operações da Take.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas