TEDx terá versão mineira no dia 6

Versão mineira do TEDx, o TEDxBeloHorizonte – evento sem fins lucrativos organizado por voluntários locais de forma independente e licenciado pelo TED – está marcado para o dia 6 de agosto, no Sesc Palladium (hipercentro). Treze profissionais foram escolhidos para dividir suas experiências.
O objetivo é, segundo o vice-presidente de Palestras do TEDxBeloHorizonte, Gustavo Costa, que os participantes possam romper barreiras, explorar novos mundos que surgem a toda hora, compartilhando ideias, mostrando que o conhecimento científico e a curiosidade são o que, de fato, transformam o mundo em um lugar melhor.
“São mais de sete horas de conteúdo. É um evento aberto a todos os tipos de público, mas, no geral, participam interessados em ciência, diversidade. Normalmente são estudantes e jovens profissionais que também buscam por networking. Todos os temas são ancorados na ideia do valor do saber. Buscamos criar uma narrativa sobre o conhecimento que tem sido produzido e o quanto é importante questionar coisas que estão postas pra gente. Criar uma ponte entre o conhecimento gerado e as pessoas comuns”, explica Costa.
São palestras no estilo TED, até 18 minutos, duração ideal para manter o engajamento público. Entre os palestrantes e temas estão: Gabryele Moreira: bolsista do Programa de Bolsas Marie Curie da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e colaboradora na Women in Nuclear Brasil (WiN Brasil). Vai falar sobre “Pessoas negras na ciência”. Vitor Borges, empresário há 10 anos que vai falar sobre “Masculinidade Tóxica”. Nina da Hora, que é diretora executiva do Instituto de Pesquisa da Hora aborda “Proteção de dados e Privacidade”; e Rachel Maia, CEO da RM Consulting, fala sobre “Empreendorismo”.
Maurício Pestana, CEO da Revista Raça e analista para a área de inclusão da CNN, “Diversidade e Inclusão”. Avellin Buniacá Kambiwá, indígena da etnia kambiwá, professora e socióloga coordenadora do Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas, aborda “Conhecimentos dos povos indígenas. Valter Lobato é advogado, professor de Direito Financeiro e Tributário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Associação Brasileira de Direito Tributário traz “Modelos tributários e cidadania fiscal”. Já Cecília Antipoff, psicóloga infantil e familiar, fala sobre “críticas a diagnósticos de TDAH precoces e medicação irresponsável”.
Curiosidade aguçada
“O evento é pensado para que a curiosidade seja aguçada. São temas que nos interessam localmente e, ao mesmo tempo, a todas as pessoas. Por isso fazemos uma curadoria intensa para escolher os temas e os palestrantes para evitar qualquer tipo de charlatanismo. Eles passam por uma preparação intensa. É uma metodologia com muito impacto para transmitir ideias muito complexa”, destaca o vice-presidente Palestras do TEDxBeloHorizonte.
São esperadas 1.200 pessoas no evento e os ingressos, ao preço de R$ 47,70 (inteira), ainda estão disponíveis pelo site: https://tedxbelohorizonte.com.br/.
Ouça a rádio de Minas