TEDxYouth acontece neste sábado

Crianças e adolescentes alunos da Casa Fundamental, na região da Pampulha, vão promover, neste sábado (1º), o primeiro TEDxYouth de Belo Horizonte com o tema “Pra não esquecer de lembrar”. A ação terá como mote a mineiridade e a história de Minas Gerais a partir do território da cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O evento é realizado a partir da metodologia TED, programa criado para ajudar comunidades, organizações e indivíduos a fomentar a conversa e a conexão através de eventos com experiência TED-like. Em eventos TEDx, a combinação de apresentadores ao vivo e de TED Talks acendem conversas e conexões em nível regional.
De acordo com a diretora de inovação da escola, Maria Carolina Mariano, na cidade foram visitados dois espaços que, por motivos diferentes, mas não dissociados, se tornaram uma referência sobre o Estado para todo o mundo: Inhotim e o Córrego do Feijão.
O primeiro é celebrado como o maior museu aberto de arte contemporânea do mundo e recebe visitantes turistas estrangeiros diariamente. E, por isso, reconhecido pelo Ministério do Turismo um “destino indutor”.
Já o Córrego do Feijão entrou para o noticiário ao ser palco e vítima do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, de responsabilidade da mineradora Vale, em 2019.
“Visitamos essas duas realidades tão distintas no seu quadro atual, quanto, paradoxalmente, próximas pela origem na mineração e em tudo que isso implica. Hoje a história de exploração de luta da comunidade onde está Inhotim praticamente desapareceu. E no Córrego do Feijão, quando visitamos algumas obras, isso também está acontecendo. Existe um apagamento proposital da história. Muitas crianças sequer sabiam o que havia acontecido em 2019. Visitar e refletir sobre a história desses lugares – que também é a nossa história – é conhecer a nossa formação, exercitar o pensamento crítico e preparar esses jovens para lidar com situações complexas”, explica Maria Carolina Mariano.
Os alunos vão explorar temas como a resiliência humana, a importância da empatia e da compreensão mútua, a força transformadora da arte, encorajando o público a adotar uma abordagem mais consciente e compassiva para com eles mesmos e para com os outros.
Além dos seis speakers, que se apresentarão por cerca de sete minutos, estão previstas intervenções entre os talks, como slam de poesia e canções.
“O nosso evento dialoga com a edição tradicional que acontece em novembro na Capital. Isso é importante porque tudo o que for apresentado ficará disponível na plataforma TED, mostrando aos alunos e ao público o quanto o trabalho deles é significativo. Que não são meros consumidores, mas também produtores de conhecimento. Os adolescentes são responsáveis pelas apresentações, conteúdos e também por toda a produção. Esse trabalho em equipe é importante também por ser uma das habilidades do futuro”, pontua a diretora de inovação da Casa Fundamental.
O evento começa às 10 horas e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, clicando aqui.
Ouça a rádio de Minas