Do Botânico Shopping à megaloja da Disney: os primeiros passos da Terzo Engenharia

Criada em fevereiro deste ano como um braço do Grupo Eleven Yarra, a Terzo Engenharia nasceu para atender o segmento de empreendimentos não residenciais. A construtora já chega com um portfólio significativo e pronta para atender à crescente demanda por espaços comerciais, corporativos e industriais.
O nome, de inspiração italiana, faz referência aos três sócios: o engenheiro Alexandre Ribeiro e o administrador Marcelo Ribeiro, sócios da Eleven Construtora, e o engenheiro Renato Dutra.
Com a expertise dos sócios, a Terzo chega com grandes números em seu portfólio: mais de R$ 500 milhões em obras entregues, 120 mil m² construídos, mais de 30 projetos e mais de 23 anos de atuação. Um deles é o Botânico Shopping, no bairro Belvedere (região Centro-Sul), construído pelo Grupo Eleven Yarra, onde foram investidos R$ 120 milhões em 12 mil m² de área construída.
“A ideia é dar continuidade ao sucesso do Botânico. O bairro foi se transformando ao longo do tempo e, com o adensamento, veio a ideia de fazer algo diferente e maior. Estamos fazendo o último pavimento e finalizando algumas lojas que demandaram projetos especiais. Agora, juntamos as nossas experiências de mais de 20 anos para atender de forma específica o mercado de não residenciais, contando com o relacionamento construído pela Eleven ao longo do tempo na capital”, explica Dutra.
A expectativa é, neste primeiro momento, além de seguir com as obras no Botânico Shopping, prospectar novas oportunidades na capital e em sua Região Metropolitana. Polos regionais também estão na mira da nova construtora.
Por enquanto, a Terzo Engenharia se dedica à finalização de dois empreendimentos, com a entrega das chaves marcada para o fim de agosto. O primeiro é a megaloja da Dream Store, que terá 700 m² e vai contar com mais de 15 mil itens licenciados da Disney, Warner, Universal e produtos exclusivos. O projeto traz seções separadas por personagens, área baby, brinquedos gigantes, como um dinossauro de mais de três metros, brinquedos pedagógicos e uma cafeteria em frente ao deck, com receitas especiais. A Dream Store mineira, que exigiu um investimento de mais de R$ 5 milhões, também contará com várias trocas de coleções ao longo do ano, cobrindo os principais lançamentos do cinema e de séries de TV.
E o segundo é o pool de moda assinado pela arquiteta Ana Bahia. O espaço, de 450 m², receberá sete marcas autorais, sendo seis mineiras – Anna Barroso, Coven, Elisa Atheniense, Essenciale, Printing e Tatiane Queiroz – e uma de São Paulo, a Manolita, ao custo de R$ 3 milhões.
Assim como em praticamente todos os outros setores, a escassez de mão de obra é um dos grandes desafios da Terzo Engenharia. A solução, para o engenheiro, é ter uma política forte de retenção de talentos e fazer uso racional da tecnologia.
“É preciso dar oportunidade para quem está no chão de fábrica crescer e também aproveitar todo o desenvolvimento tecnológico, especialmente a inteligência artificial. Neste momento, o mercado está retraído e todo mundo está arrumando a casa, aprimorando processos internos. A construção civil ainda usa pouca tecnologia, mas, em Minas Gerais, temos muita cultura de engenharia e arquitetura e podemos usar, inclusive, tecnologias desenvolvidas aqui”, pontua o sócio da Terzo Engenharia.
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