The Town terá aço Gerdau 100% reciclável

Aos moldes do que foi feito no Rock in Rio 2022, grande parte do aço a ser utilizado no The Town, evento que ocorre em São Paulo, em setembro, será produzido em Minas Gerais. É que a Gerdau vai fornecer mais de 300 toneladas do metal 100% reciclável para as estruturas fixas e temporárias do festival.
Mais de um milhão de pessoas, incluindo catadores e cooperativas, estão envolvidas no processo de reciclagem da siderúrgica, que tem hoje cerca de 70% de sua produção alocada no Estado.
“Na verdade, temos diversas operações no Brasil e cada operação produz um tipo de aço diferente. Então, certamente nas estruturas do The Town teremos aço produzido pelas nossas colegas do Ceará, Recife, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e, claro, de Minas Gerais”, disse o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck.
O executivo falou que o aço será utilizado em equipamentos de entretenimento e fundação de edificações e infraestrutura do Autódromo de Interlagos. Entre as estruturas que já estão recebendo o material estão a tirolesa e as torres de delay. Essas últimas, inclusive, ficarão como um legado para o autódromo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Ano passado tivemos uma parceria com o Rock in Rio, quando as estruturas tinham 73% de aço reciclado. Agora, no The Town, chegamos aos 100%. Além disso, é importante lembrar que 71% do processo de aço tem reciclagem de sucata, o que permite menor emissão de gases causadores do efeito estufa. Para isto, reciclamos cerca de 11 milhões de toneladas de aço por ano”, completou o executivo da Gerdau.
Ainda conforme Werneck, a companhia emite metade dos gases de CO2 quando comparada, globalmente, com outras empresas do setor.
De acordo com o CEO da Rock World, Luis Justo, dentro do planejamento de realizar eventos cada vez mais sustentáveis, existe a preocupação quanto ao legado que cada realização pode deixar para a cidade e o público de uma forma geral.
“Fizemos isso com as estruturas do Rock in Rio e, agora, faremos no The Town. Com estruturas que a gente possa não só ter uma vida longa de utilização dentro do próprio festival, a exemplo do Palco Mundo ou da tirolesa. Mas também de outros equipamentos. Interlagos está passando por uma reforma que não é apenas para o festival, mas para uma série de eventos que irão acontecer em uma parceria com a Prefeitura de São Paulo e algumas dessas estruturas, como as torres de delay, são permanentes e ficarão para o Autódromo”, detalhou.
Mais novidades da Gerdau no The Town
Durante coletiva em São Paulo, a Gerdau e o The Town anunciaram ainda o compromisso de impactar positivamente cerca de mil pessoas de 290 famílias moradoras da favela do Haiti, localizada na Zona Sudeste de São Paulo, por meio do programa Favela 3D da ONG Gerando Falcões.
Outra novidade foi o lançamento do chaveiro Gerdau e Gerando Falcões, um produto social que será vendido na loja oficial durante o festival. Produzido a partir de aço Gerdau 100% reciclável, o chaveiro representa a Favela do Haiti.
Toda a renda gerada a partir da venda será revertida para projetos de desenvolvimento da comunidade.
“O Favela 3D tem como prioridade levar dignidade, digitalização e desenvolvimento às favelas do Brasil, promovendo a transformação total do território, e é um grande orgulho para nós receber o apoio de Gerdau e The Town para a superação da pobreza na Favela Haiti”, explicou o CEO e Fundador da Gerando Falcões, Edu Lyra.
A cantora Iza foi anunciada como embaixadora do tema sustentabilidade da Gerdau para o The Town e se apresentará no festival dia 10 de setembro. Aliás, o The Town estreia em São Paulo no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil metros quadrados.
Dos mesmos criadores do Rock in Rio, o novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil. Segundo Luis Justo, já há datas com ingressos esgotados. O evento vai ser realizado em anos intercalados com o Rock in Rio. O primeiro em anos ímpares e o segundo em anos pares.
The Town em Minas Gerais
A reportagem questionou aos organizadores quando Minas Gerais receberá um evento deste porte. Em tom leve e descontraído, os executivos da Gerdau e da Rock World enalteceram a presença dos mineiros nos festivais de Rio e São Paulo.
Luis Justo, especificamente, disse que esse precisa ser um planejamento de longo prazo e que, por enquanto, não há nada previsto para Belo Horizonte ou alguma outra cidade mineira.
“Minas Gerais e Belo Horizonte são super presentes nos nossos festivais, seja através da audiência ou de bandas. Nossos projetos são de muito longo prazo e não temos neste momento nenhum outro festival previsto para o Brasil, além de Rio com o Rock in Rio e São Paulo com o The Town. Mas nunca se sabe no futuro. Cidades com dimensões como Belo Horizonte têm capacidade e já recebem outros grandes eventos e entendemos como grande polo cultural”, ponderou.
(*) a repórter viajou a convite da Gerdau.
Ouça a rádio de Minas