Pesquisa mostra que TikTok ajuda a potencializar vendas; confira 7 dicas para as marcas

A rede social TikTok é uma plataforma dedicada, principalmente, à publicação de vídeos curtos de humor, música e dança. Mesmo se tratando de uma plataforma de entretenimento, aos poucos ela veio se transformando também em um espaço para potencializar vendas.
Consolidada no Brasil, a rede conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo desde 2021 e se tornou o primeiro app não-pertencente à Meta (dona de redes sociais como Facebook e Instagram) a superar os 3 bilhões de downloads.
Por conta dessa movimentação toda, um em cada três usuários já realizou alguma compra de algo que conheceu por meio da plataforma. O cenário foi constatado pela pesquisa da Opinion Box, que também levantou que 71% dos usuários concordam que as marcas empresariais devem estar presentes nas diversas redes sociais.
Além disso, 68% dos consultados também acreditam que a rede social pode aproximar pessoas e empresas. O TikTok surgiu em 2016, lançada pelo chinês Zhang Yiming e, rapidamente, o serviço ganhou o mundo. Em 2018 já estava disponível em mais de 150 países e 75 línguas, alcançando a marca de aplicativo mais baixado na App Store no ano seguinte.
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Ao realizar a pesquisa sobre o TikTok no Brasil, a Opinion Box percebeu que o perfil mais comum é de heavy users, já que 8 em cada 10 usuários abrem o app pelo menos uma vez por dia. Veja, a seguir, alguns dados revelados pela pesquisa.
TikTok está em alta, mostra pesquisa
Dados sobre o TikTok que apontam que a rede se mantém em alta:
- O Tiktok é uma rede muito mais jovem que o Instagram e o Facebook.
- Muita gente ainda está chegando agora à rede: cerca de 40% entraram para o TikTok no último ano.
- Boa parte desses usuários deve intensificar sua relação com a rede no próximo ano, já que 1 em cada 3 estima que vai passar mais tempo no TikTok.
Usuários preferem assistir a criar posts
Quanto à frequência de postagens, os números mudam:
- Apenas 11% postam pelo menos uma vez ao dia.
- Em contrapartida, 30% raramente publicam no TikTok e 30% nunca postam nada por lá, somente assistem aos vídeos do aplicativo.
- Ou seja, a maior parte dos usuários prefere assistir vídeos que produzir seus próprios conteúdos.
Marcas devem estar no TikTok, dizem usuários
Diante desse cenário, o TikTok vem se tornando um importante canal de comunicação para as marcas e empresas, contando com a aprovação dos usuários:
- 71% dos usuários de TikTok concordam que as marcas devem estar presentes nas redes sociais.
- 68% também acreditam que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas.
- 46% seguem alguma marca ou empresa no TikTok.
- 62% seguem influenciadores no aplicativo, abrindo espaço para o marketing de influência, que também está em alta.

TikTok ajuda a viralizar produtos e virou canal para quem busca referências sobre marcas
Na avaliação da analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Carla Gobb, o primeiro ponto que deve ser observado é o crescimento da plataforma.
“Ela surgiu como uma rede social de vídeos curtos de dança, mas cresceu muito durante a pandemia, que era um período no qual as pessoas estavam procurando mais entretenimento, pelo fato de todos estarem dentro de casa. Entretanto, o TikTok vem evoluindo muito como uma plataforma para negócios, onde é possível ver desde pequenos negócios até grandes empresas utilizando”, destaca.
Ela avalia que o TikTok era uma plataforma que tinha presença maior de um público mais jovem, mas já é possível ver uma migração para um público mais maduro, que procura, em muitos casos, algo para se entreter ou para se informar sobre um determinado produto ou serviço. “A viralização de produtos no TikTok tem sido bem alta, inclusive existem lugares que dão fila e, em alguns casos, a pessoa não consegue nem entrar no estabelecimento”, diz.
Atualmente, as pessoas têm procurado muito a rede social para buscar referências, diz a analista. “Antigamente íamos muito mais para o Google pesquisar sobre algum produto ou serviço, mas hoje tem crescido muito a busca por informações nas redes sociais. As pessoas têm procurado de tudo, sejam informações ou indicações nas redes sociais, mais do que no próprio Google. E o TikTok é muito bom para isso, porque as pessoas postam muitos vídeos de dicas sobre infinitos produtos, o que acaba viralizando bastante”, observou.
Para Carla Gobb, o TikTok é uma boa ferramenta se for usada de forma estratégica e pode ajudar na ampliação das vendas:
“O pequeno negócio precisa levar em consideração o formato da ferramenta, de vídeo, com um conteúdo mais informal e mais divertido. É importante mostrar o seu produto, o seu serviço de forma mais descontraída. Se a empresa ou o pequeno negócio quer entrar, ele tem que entender esse formato, essa peculiaridade da plataforma. Se trabalhar o algoritmo direito, ele vai te direcionar bem e, com atuação de forma estratégica na produção de conteúdo, vai conseguir alcançar muitas visualizações”.
Empresa do interior de Minas tem posts com quase 1 milhão de visualizações no TikTok
Uma empresa de Minas Gerais que vem conquistando cada vez mais adeptos à sua rede social do TikTok é a Monshell, que vende capas automotivas para o País inteiro. Do interior de Minas Gerais, da pequena cidade de Campo do Meio (Sul de Minas), a empresa contabiliza mais de 10 mil produtos vendidos, sendo 80% deles comercializados pela Internet.
Além da presença digital nos principais marketplaces desde 2015, a empresa também tem explorado o potencial do TikTok para divulgar os produtos.
A gerente comercial da Monshell, Paola Rubia, que também é responsável pelo marketing digital da empresa, comemora a visibilidade no TikTok, com postagens que chegam a quase 1 milhão de visualizações: “Com toda essa visibilidade, tivemos a iniciativa de criar nosso próprio e-commerce, que é nossa loja oficial e assim, não ficar tão dependente dos marketplaces“.

A cada ano, o faturamento da empresa cresce em torno de 30%, gerando emprego para 82 colaboradores, sem contar os contratados indiretamente. Ainda segundo a gerente comercial, 80% das vendas são feitas pelo marketplace e pelo e-commerce próprio. Os outros 20% se concentram na loja física e no atacado.
Dicas para usar o TikTok para ampliar as vendas
- Seja criativo: a principal característica do TikTok é a informalidade, portanto use um tom leve e bem-humorado nos vídeos. Além disso, a propaganda tem que ter a cara da rede social, então não faça promoções pontuais e diretas nessa rede.
- Crie vídeos divertidos que mostrem o dia a dia da sua empresa: o cliente gosta de ver como funciona os bastidores da operação das marcas. Um artesão, por exemplo, pode aproveitar para mostrar um pouquinho da confecção de peças feitas com criatividade.
- Integre sua loja virtual à plataforma: isso simplifica o processo de anunciar no aplicativo, e os produtos inseridos no catálogo da sua loja são atualizados de forma automática, facilitando o processo de venda no TikTok.
- Faça parcerias pagas com influenciadores digitais para divulgar os seus produtos: lembre-se de que o influenciador precisa ter os mesmos interesses que a sua marca. Já ouviu falar dos nanoinfluenciadores? São aqueles com 1 mil ou 10 mil seguidores. Pesquisas indicam que eles lideram quando o assunto é engajamento e conversão.
- Faça vídeos tutoriais curtos que ensinem alguma coisa: além disso, utilize os recursos de hashtags em alta, que são quando as marcas incentivam a criação de vídeos relacionados a determinado assunto. Isso gera engajamento.
- Crie conteúdos autênticos: originalidade é a palavra-chave na plataforma. Use o diferencial do seu negócio para pensar em conteúdos atrativos. Também dá para ser original ao participar de virais sem necessariamente copiar o que está sendo feito.
- Humanizar a marca é essencial na hora de criar um bom conteúdo para o TikTok: muitas pessoas ainda se confundem neste quesito. Para humanizar a sua marca e o seu negócio é preciso conhecer bem o seu público para saber como ele vai se identificar com o seu produto ou serviço.
Sebrae fecha parceria com o TikTok
Para apoiar os pequenos negócios e ajudá-los a potencializar vendas, o Sebrae Nacional e o TikTok se tornaram parceiros em 2024.
No início deste ano, promoveram o concurso “TikTok me fez empreender”, com premiações de R$ 1,5 milhão aos 300 melhores vídeos dos empreendedores vencedores.
Também foram feitos conteúdos gratuitos, disponibilizados no Portal Sebrae, com orientações e dicas sobre negócios e gestão, para quem quer aproveitar todo o potencial da plataforma para empreender e se destacar no ambiente digital. Clique aqui para conhecer.
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