Títulos incentivam nova mentalidade

Dos fenômenos vigentes no período que antecede o Réveillon – entre uvas passas no arroz e o amigo oculto do escritório – estão as promessas de ano novo. Abrir uma empresa, aprender um novo idioma, se alimentar melhor, começar a investir na bolsa e outras resoluções carregadas de comprometimento, convicção e simbolismos. Porém, em muitos casos, essas juras não se cumprem e a frustração logo bate à porta.
Para auxiliar quem já está de olhos nas potenciais realizações de 2020, Guilherme Mendes, CEO do 12min, aplicativo que resume livros de não-ficção em microbooks em áudio e texto, preparou uma lista com obras que vão incentivar uma nova mentalidade para o ano que vem.
“Mude ou Morra”, de Renato Mendes e Roni Cunha Bueno
Estabilidade é um eufemismo para potencial fracasso, segundo o livro “Mude ou Morra”. A obra relata como negócios bilionários se tornaram malsucedidos e milhões de pessoas perderam empregos porque as empresas ainda não se adaptaram à nova economia. Ao longo de poucas centenas de páginas e um texto acessível, o livro versa sobre esse momento da sociedade, em que, seja criando a própria empresa ou dentro de uma corporação, é preciso empreender sempre.
“Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinho”, Thiago Nigro
Um dos maiores influenciadores sobre economia do Brasil, Thiago Nigro, criador do canal “O Primo Rico”, aproveita a experiência e aprendizados para ensinar aos leitores como atingir a sonhada independência financeira. Em seu primeiro livro “Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinho”, ele elenca que os pilares para cumprir esse objetivo é gastar bem, investir melhor e ganhar mais. A obra enumera ações e destaca os pontos necessários para que essas metas sejam atingidas.
“Pense Como um Freak”, de Steven Levitt e Stephen J. Dubner
Saber como resolver problemas talvez seja a competência mais importante da atualidade. Em um ambiente com uma overdose de informações e conhecimentos, saber como usar estes dados para desafiar o senso comum criando soluções engenhosas e não-convencionais é uma habilidade almejada por todos. No livro “Pense Como um Freak”, os autores dão dicas de como enxergar uma nova perspectiva para fazer as perguntas certas para tomar decisões e superar qualquer obstáculo.
“A Revolução do Sono”, de Arianna Huffington
Em um cenário onde a produtividade é quase o Santo Graal da sociedade, empreendedores sugerem que as pessoas acordem de madrugada e trabalhadores passam noites nos escritórios, dormir vem ficando em segundo plano. No livro “A Revolução do Sono”, a Arianna Huffington fala sobre o ato de dormir e o quanto isso é importante para a saúde, felicidade e para a própria produtividade.
“O Poder da Ação”, de Paulo Vieira
Mudar é difícil e provavelmente sempre será. Por isso, muitas vezes, as pessoas preferem continuar na zona de conforto que enfrentar os desafios que surgem no cotidiano. O livro “O Poder da Ação” convida o leitor a traçar metas e alcançá-las. Para isso, no entanto, é necessário acreditar no próprio potencial, trabalhar intensamente e aceitar os riscos. O autor enumera exemplos e apresenta uma metodologia nada ortodoxa para chegar a estes resultados.
“O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg
Começar uma dieta, parar de fumar, conseguir uma promoção no trabalho e grande parte das conquistas da vida passam necessariamente por uma mudança significativa de hábitos. O microlivro mais lido do app 12min, “O Poder do Hábito”, explica exatamente o que é um hábito e como ele funciona, traz exemplos reais de líderes que transformaram suas rotinas e dá um passo a passo de como criar um novo hábito.
“Princípios”, de Ray Dalio
Quais são os princípios de vida dos maiores empreendedores do mundo? Neste livro, “Princípios”, Ray Dalio, um dos maiores investidores dos Estados Unidos, reúne algumas regras para tocar a vida, economia, gestão e investimentos. São as bases para se tomar uma decisão correta e absorver ensinamentos importantes para a realização de tarefas e até para a formação de equipes fortes e consistentes.
“A sutil arte de ligar o foda-se: uma estratégia inusitada para uma vida melhor”, de Mark Manson
Enquanto o coaching, o empreendedorismo de palco e outros charlatões pregam que se deve pensar positivo sempre e que o sucesso só não chegou porque a pessoa não se esforça, criam uma pressão incalculável e provocam sentimentos negativos, este livro “A sutil arte de ligar o foda-se: uma estratégia inusitada para uma vida melhor” aponta na direção contrária. A partir de uma perspectiva crítica, o autor sugere, de forma muito divertida, um novo caminho, de aceitação dos limites e de encontro com a realidade. (Da Redação)
Ouça a rádio de Minas