Negócios

Tok&Stok abre loja conceito na Capital

Tok&Stok abre loja conceito na Capital
Aposta no novo modelo é tão grande que mais cinco lojas do tipo serão abertas até o fim de 2021 | Crédito: João Emilio dos Santos

Belo Horizonte acaba de ganhar a primeira loja da Tok&Stok no formato Studio. Localizada no Shopping Del Rey, na região Noroeste da cidade, a unidade pertence ao novo conceito de vendas físicas criado pela rede de móveis e decoração, que inclui espaços menores, ambiente despojado, experiência imersiva e o que a marca chama de “vibe Pinterest”, com foco em itens e acessórios de decoração e na venda de móveis por totem. A aposta no novo modelo é tão grande que mais cinco lojas do tipo serão abertas até o fim de 2021.

E não está descartado que alguma delas venha para Minas Gerais, que com a nova unidade passa a contar com quatro lojas da Tok&Stok – as outras duas da Capital ficam no Shopping Ponteio e outra no Boulevard Shopping BH. Além disso, há uma unidade em Uberlândia (Triângulo). A loja do Del Rey é a terceira Tok&Stok Studio do País.

“Queríamos muito trazer a Studio para Minas Gerais, um dos mercados com maior potencial de consumo de móveis e acessórios do Brasil. Já estávamos de olho na praça há algum tempo e ainda tem espaço para crescer tanto em Belo Horizonte quanto em outras cidades”, comentou o Diretor de Operações da Tok&Stok, Felipe Abreu.

Embora a empresa não abra números relacionados a investimentos, Abreu detalhou que o plano de expansão prevê para 2021 dez novas lojas, das quais três já foram inauguradas. Para os próximos meses estão previstas outras cinco unidades no modelo Studio e duas no Standard (ou tradicional).

Vale dizer que enquanto essas últimas possuem entre 2 mil metros quadrados a 4 mil metros quadrados, o novo modelo fica entre 500 e 1000 metros quadrados. Especificamente a Loja Studio do Shopping Del Rey conta com mais de 3,5 mil produtos disponíveis em aproximadamente 650 metros quadrados.

Queríamos muito trazer a Studio para Minas, afirma Abreu | Crédito: Divulgação

As lojas Studio foram pensadas para trazer uma nova experiência para as lojas físicas. Para aprimorar ainda mais a jornada dos clientes, a companhia aposta na omnicanalidade, com a integração de características dos ambientes digital e físico, além do conceito One Stop Shop – que oferece em um só lugar uma variedade de itens de decoração e serviços de conveniência, como Clique e Retire (comprar no site ou aplicativo e retirar em loja) e atendimento via WhatsApp.

“Este novo modelo já vinha sendo trabalhado há alguns anos, chegou a ser testado em algumas lojas menores de São Paulo e está alinhado a pesquisas de jornada do consumidor. A ideia é trazer insights para as lojas físicas, focando em acessórios e decoração, toda separada por itens, justamente, visando atender melhor ao perfil de cliente que vai direto ao que procura, ao que gosta, e que busca conveniência”, explicou.

De maneira complementar, o Head de comunicação e marketing, Maurício Ferro, ressaltou que a companhia tem feito constantes investimentos que visam entregar uma melhor experiência omnicanal com canais de venda e serviços. Segundo ele, a proposta é investir em todos os canais, assim como em estruturas logísticas e digitais, aumentando a capilaridade no setor. Processo esse impulsionado pelas limitações e desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

“Começamos a servir os clientes por diferentes canais e e-commerce que antes representava 5% das vendas, passou a significar aproximadamente 25%. Neste momento em que o digital revelou sua importância, fomos forçados a desenvolver todo um ecossistema de omnicanalidade para atender as necessidades de cada consumidor”, disse.

Por fim, vale dizer que no segundo semestre de 2020 a Tok&Stok realizou um dos maiores investimentos dos últimos anos, com a completa reformulação dos sistemas de operação e estrutura logística para atender uma demanda crescente de aumento de vendas e proporcionar maior rapidez operacional em seu negócio. Dentro da proposta, inaugurou um novo centro de distribuição (CD) com mais de 60 mil metros quadrados, em Extrema (Sul do Estado).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas