Negócios

TQI oferta curso gratuito para profissionais de TI

Iniciativa visa atender as necessidades do mercado, por meio da oferta de trabalhadores qualificados no desenvolvimento back-end
TQI oferta curso gratuito para profissionais de TI
Crédito: Adobe Stock

Estão abertas as inscrições para o programa de formação de profissionais em TI, Code Update TQI – Backend com Kotlin e Java, da empresa mineira TQI, em parceria com a DIO. A formação inclui a distribuição de 6 mil bolsas para estudo, que garantem a participação em 60 horas de aulas, com módulos e mentorias ministradas por profissionais especializados.

A iniciativa visa atender as necessidades do mercado, por meio da oferta de trabalhadores qualificados no desenvolvimento back-end, de forma que ingressem nas empresas preparados.

O curso é recomendado para pessoas que já possuem conhecimento em programação, e para quem deseja se aprofundar nas linguagens de Java e Kotlin.

Durante as aulas, será possível aprender sobre o desenvolvimento rápido e cooperativo, além de fomentar o conhecimento com a solução Spring Boot, e funções como Maven, Kafka e Swagger. Os estudantes que finalizarem o curso, poderão participar do processo seletivo da TQI.

De acordo com levantamento divulgado pelo Google, com auxílio da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), até 2025, a área de TI terá déficit de 530 mil trabalhadores. Foram entrevistados startups, executivos e líderes do ramo, com 92% dos entrevistados afirmando que a falta de mão de obra qualificada afeta negativamente seus negócios.

A razão do possível déficit se deve ao fato do mercado de TI brasileiro não determinar o quantitativo necessário de trabalhadores veteranos, e também, pela ausência de entidades especializadas para a capacitação de novos profissionais.

A coordenadora de tecnologia da TQI, Fabiana Franco, afirma que a grade curricular foi formada a partir de uma análise das dificuldades enfrentadas por formandos de TI. “Nos dedicamos a olhar para os processos seletivos e investigar quais habilidades eram menos desenvolvidas nos especialistas entrevistados, que os impediam de atingir níveis sênior ou pleno”, diz.

“Identificamos também que o boom do mercado de tecnologia fez com que muitos profissionais conseguissem alcançar cargos mais altos, sem que, necessariamente, dominassem totalmente as ferramentas que permeiam o desenvolvimento de software”, complementa.

Ainda de acordo com Fabiana Franco, o conteúdo apresentado ultrapassa o nível básico, atingindo patamares avançados.

“Já adiantamos que profissionais em começo de carreira enfrentarão dificuldades para acompanhar as aulas, que trarão conceitos complexos de banco de dados, padrões nas linguagens mencionadas, boas práticas de otimização em cloud (nuvem), CI/CD, entre outros, com especialização e integração de back-end. Práticas que detectamos serem as menos desenvolvidas – e mais necessárias – para os especialistas dessas áreas”, afirma.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até sexta-feira (29) no site.

*estagiário sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas