Negócios

‘Tradicional Limonada’ do Mercado Central expande operação com novas unidades

Após reforma da primeira unidade e inauguração de outras duas, empresa projeta ampliar faturamento em cerca de 40%
‘Tradicional Limonada’ do Mercado Central expande operação com novas unidades
Crédito: Divulgação Tradicional Limonada

Fundada em 1938, a “Tradicional Limonada” – loja mais antiga em funcionamento do Mercado Central de Belo Horizonte – inaugura, nesta quinta-feira (24), uma segunda unidade dentro do centro de compras. Com a expansão, a empresa projeta ampliar em cerca de 40% o faturamento, impulsionado pela maior produção em três pontos de venda.

É que além das duas unidades no Mercado, a marca também abrirá uma loja exclusiva para retirada de bebidas na região Central da capital mineira. Até então, o espaço era destinado apenas para a fabricação dos produtos da empresa e, agora, contará com retirada de produtos comprados por aplicativos de entrega.

A ampliação, segundo o sócio-proprietário do estabelecimento e neto do fundador, Rodolfo Alcântara, surge para atender à crescente demanda observada nos últimos anos, especialmente aos finais de semana.

O fundador da Tradicional Limonada, vô Gabriel
Vô Gabriel, o fundador | Crédito: Arquivo Tradicional Limonada

“Observamos que a atual estrutura não acompanhou o movimento, então traçamos uma estratégia que deve mudar totalmente o que é a loja hoje”, destaca.

Há dez anos no comando do estabelecimento, Alcântara recorda os grandes feitos do avô, que conquistou uma clientela assídua a partir da bebida artesanal e se orgulha dos resultados alcançados pela gestão da terceira geração nos últimos anos. “Nesses 10 anos, o negócio cresceu cerca de 10 vezes e projetamos, pelo menos, manter uma linha de crescimento contínua nos próximos anos”, afirma.

No período, além da inauguração da fábrica externa ao mercado, a marca ampliou as oportunidades de venda para o segmento B2B, apostando na revenda para outros estabelecimentos. Além disso, o portfólio de produtos foi ampliado para além da tradicional limonada, com a criação de bebidas como a caipirinha, além da venda de souvenirs, como bonés e camisetas.

Nova unidade no Mercado Central
Nova unidade no Mercado Central | Crédito: Divulgação Tradicional Limonada

A modernização da marca nos últimos anos, influenciada pelo investimento em estratégias digitais, atraiu novos clientes para o estabelecimento, que hoje mantém o equilíbrio entre tradição e inovação para preservar a identidade do produto. “Modernizamos nossos processos produtivos para atender melhor o público e, ao mesmo tempo, mantemos esse legado vivo na memória de Belo Horizonte e na memória da nossa família”, destaca Alcântara.

Atualmente, a marca processa cerca de 1 tonelada por semana de limão e comercializa de 6 a 8 mil litros por mês de bebidas. Com a abertura das novas unidades, a expectativa é não apenas aumentar a produção, mas também otimizar a logística e reduzir o tempo de espera dos clientes.

Além das novas unidades, a médio ou longo prazo, o sócio-proprietário revela o desejo de industrializar as bebidas para aumentar a escalabilidade. “Queremos seguir crescendo como empresa, porém, sem perder a qualidade”, reforça.

Unidade histórica ficará fechada por cerca de 45 dias para reforma

Tradicional Limonada
Crédito: Arquivo Tradicional Limonada

Desde 21 de abril, a primeira unidade do estabelecimento no Mercado Central está fechada para reforma, com prazo de reabertura para o início de junho. Além da instalação de equipamentos de ar-condicionado, serão realizadas adequações para agilizar o atendimento, melhorar a exposição e organizar o estoque.

O sócio-administrador, Raí Amorim, detalha que a atual estrutura no Mercado Central foi pensada para atender 150 pessoas por dia, mas no sábado, eles atendem mais de mil, e por isso necessitam de uma expansão.

“O que estamos construindo agora é algo muito notório, mas o que o vô Gabriel e o Tio Tonho fizeram foi grandioso. Construir uma marca, sem ter uma identidade visual por 67 anos, é algo mais impactante ainda”, conclui.

Onde fica a “Tradicional Limonada”?

  • Nova unidade: Mercado Central de Belo Horizonte – av. Augusto de Lima, 744 – Loja 1313 – Centro.
  • Unidade histórica (em reforma): Mercado Central de Belo Horizonte – av. Augusto de Lima, 744 – Loja 45 – Centro.
  • Loja exclusiva para retirada de bebidas (inauguração em abril):  Galeria Veneza – rua Timbiras, 1986, com entrada pela São Paulo, 1401, no Lourdes.
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas