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Tradicional Limonada reinaugura loja com ‘suco grátis’ e projeta receita 70% maior

A partir das 9 horas, serão distribuídas gratuitamente 120 limonadas e 100 bottons da marca para os primeiros clientes
Tradicional Limonada reinaugura loja com ‘suco grátis’ e projeta receita 70% maior
Foto: Divulgação/ Alessandro Aeud

A loja mais antiga em funcionamento do Mercado Central de Belo Horizonte, a Tradicional Limonada, será reinaugurada na próxima segunda-feira (28). Fechada desde abril, a unidade recebeu investimentos que irão aumentar a capacidade de atendimento e proporcionar mais conforto aos colaboradores e clientes. Com duas unidades voltadas ao consumidor final localizadas no centro de compras, a perspectiva é ampliar em 70% o faturamento em 2025.

Durante a reinauguração do ponto de venda, na segunda-feira, a partir das 9 horas, serão distribuídas gratuitamente 120 limonadas e 100 bottons da marca para os primeiros clientes.

A loja será batizada de Unidade Vô Gabriel, em homenagem ao criador da marca. Popularmente conhecido pelos clientes, se consagrou por vender a melhor limonada da cidade, tornando-se um ícone da capital mineira e uma referência no País no segmento de bebidas artesanais. A unidade está instalada no corredor da avenida Augusto de Lima, na loja 45, local considerado um dos principais corredores do Mercado Central.

De acordo com o sócio administrador da Tradicional Limonada, Raí Amorim, a unidade havia sido reformada em 2013, porém, desde a última intervenção, houve um aumento grande na demanda e instalação de vários novos equipamentos. Para manter o crescimento e tornar o processo mais eficaz, foi necessária mais uma reforma. A empresa foi fundada em 1938 e a unidade Vô Gabriel está há 45 anos no local.

“Desde a última reforma, adicionamos diversos equipamentos na unidade e a loja não estava mais suportando o crescimento. A gente cresceu muito nos últimos nove anos, cerca de 10 vezes. O tamanho da loja é o mesmo, mas conseguimos ampliar a rede elétrica e reestruturamos o espaço dos equipamentos. Nosso objetivo é ter um atendimento mais dinâmico. Retiramos o forro para subir o pé direito, favorecendo assim a ventilação no espaço e trazendo mais conforto”, conta.

Para manter a geração de receita ao longo da reforma da unidade, a Tradicional Limonada investiu na abertura da segunda loja no Mercado Central. Como a demanda segue crescente, a empresa manterá as duas unidades em funcionamento. A unidade dois é mais ampla e terá o mix ampliado, com a diversificação dos salgados vendidos e dos tipos de limonada.

A marca também conta uma loja exclusiva voltada para o atacado e para retirada de bebidas na região Central da capital mineira. O espaço fica próximo à fábrica dos produtos da empresa.

“Com as duas unidades no Mercado Central esperamos distribuir a demanda. Nos sábados chegamos a atender mais de 1 mil pessoas, é um volume muito grande que acaba gerando filas. Com as duas unidades, esperamos otimizar o atendimento”, observa. 

Com as duas lojas em funcionamento, a perspectiva é ampliar entre 50% e 70% o faturamento em 2025. “Para essa nova fase dobramos o número de funcionários, somando seis balconistas e contratamos uma supervisora”, diz.

Por semana, a Tradicional Limonada comercializa de 1 mil a 1,5 mil litros da bebida. Em média são 45 sacos de 50 quilos de limão utilizados, somando em torno de 1 tonelada de limão por semana. Além da tradicional limonada, vendida em copos e garrafas, há opções variadas como a limonada com hibisco, com groselha, com mate, com gengibre e a Caip do Vô.

Conheça a história da Tradicional limonada

Com 87 anos de história, a Tradicional Limonada  foi criada em 1938, pelo imigrante português Américo Lira Batista, também conhecido como Sr. Américo, a empresa se consagrou por vender a melhor limonada da cidade. 

Gabriel Amorim de Souza, chamado de Vô Gabriel, nasceu na cidade de Malhada de Pedras, na Bahia, e se mudou para Belo Horizonte no final da década de 1940. Em seguida, começou a trabalhar como carregador no Mercado Central. O Sr. Américo o convidou para trabalhar na Limonada. O baiano se interessou pela ideia e logo depois passou a tocar o negócio como sócio e na sequência comprou a loja.

Em 1978, quando o Mercado Central começou a ser construído, a Tradicional Limonada que era instalada no corredor da Rua Santa Catarina, se mudou para a rampinha da rua Amazonas. Ficou neste local apenas dois anos, e em 1980 instalou-se no corredor da avenida Augusto de Lima, na loja 45, onde permanece até hoje. Na década de 1980, o bolinho de feijão passou a integrar o mix da empresa, e a limonada ganhou seu par perfeito para acompanhá-la. Atualmente, os sabores de bolinho incluem camarão, carne de sol e frango com bacon. 

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