Negócios

Tropeira Alimentos estima alta de 20% nas vendas de embutidos durante o inverno

O período é o mais importante para a marca mineira, respondendo por 45% do faturamento anual; expectativa é que as vendas neste ano superem em 5% as de 2024
Tropeira Alimentos estima alta de 20% nas vendas de embutidos durante o inverno
Foto: Studio 2.0

A mineira Tropeira Alimentos estima crescimento de até 20% nas vendas de itens como linguiças, bacons e outros embutidos ao longo do inverno. Durante o período, a comercialização deste tipo de alimento tende a aumentar, impulsionada pela predileção alimentar adotada em dias mais frios e pelas festividades típicas da época. O crescimento é tão significativo, que o intervalo entre abril e julho responde por até 45% do faturamento anual da empresa.

No período de inverno, esses produtos ganham até um lugar de destaque nas gôndolas dos supermercados, devido à importância desses itens na composição dos pratos sazonais. O gerente comercial da Tropeira, Daniel Mendonça, pondera que o consumo destes alimentos não ocorre somente durante o período de frio, “mas é nítido que esse casamento encontra a sintonia perfeita com a chegada do inverno”.

Ele aponta que iguarias como caldos, em seus mais diversos sabores, sopas, feijoada, entre outros pratos quentes, são receitas que, na maioria dos casos, levam o embutido como proteína principal. “Nós sentimos isso comercialmente. Funcionamos como um termômetro, ou seja, à medida que as temperaturas caem, as vendas desses produtos sobem”, explica.

Preparo de embutidos é cultural em Minas Gerais

Caldo e linguiça Tropeira Alimentos.
Foto: Studio 2.0

Mendonça lembra que o consumo dos itens preparados com alimentos embutidos é algo cultural de Minas Gerais. Segundo ele, o mineiro já tem o costume de consumir algum tipo de prato com alguns desses produtos durante as festividades típicas do período.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A Tropeira Alimentos é uma empresa mineira com forte presença no mercado local. O gerente comercial afirma que o crescimento no consumo e, consequentemente, nas vendas, pode ser observado em diferentes regiões do Estado. “Até mesmo aquelas regiões, como o Norte de Minas, que, na teoria, deveriam sofrer menos os efeitos do frio, registram aumento no consumo”, diz.

Atenta a esse movimento do consumidor, a indústria alimentícia especializada na comercialização dos insumos começa a se preparar com antecedência para atender a demanda. O gerente relata que a equipe comercial da Tropeira já é orientada a propor negociações que envolvam pontos extras nas lojas e encartes promocionais, desde meados de abril.

“Além disso, cuidamos para o abastecimento da linha de linguiças defumadas e bacons da marca, garantindo que o consumidor tenha sempre a disponibilidade destes itens”, completa.

Ações promocionais aquecem as vendas durante o inverno

Sede da Tropeira Alimentos.
Foto: Studio 2.0

De acordo com Mendonça, o time da área comercial faz o mapeamento dos históricos comerciais, para garantir que os clientes supermercadistas tenham resultados mais expressivos de vendas ano após ano. “Projetamos neste período de sazonalidade um incremento de 15% a 20% no consumo da linha”, informou, reforçando que a empresa tem capacidade para suportar o aumento na demanda.

A Tropeira Alimentos também aposta na realização de ações comerciais junto a algumas redes supermercadistas e na adoção de espaços extras e exclusivos nas lojas dessas varejistas para facilitar o acesso do consumidor aos produtos da marca.

Vendas neste ano devem superar em 5% as registradas em 2024

A época de inverno é o período mais importante para o segmento de alimentos embutidos, registrando o maior volume de vendas no ano, seguido pelas festas de final de ano. O gerente comercial aponta que o período entre os meses de abril e julho responde por até 45% do faturamento anual da empresa.

Considerando a importância do período para os resultados da empresa e a expectativa positiva para as vendas para o inverno deste ano, Mendonça afirma que a previsão para 2025 é de alta de 5% no volume de vendas frente ao registrado no ano anterior. “Mesmo com todo o quadro econômico atual, nós esperamos um crescimento na ordem de 5% frente a 2024”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas