Mineira Tropeira Alimentos projeta crescimento de até 20% em 2026 e expansão nacional
A Tropeira Alimentos projeta crescimento de 15% a 20% na produção e venda de produtos embutidos da marca ao longo de 2026. A empresa mineira está investindo aproximadamente R$ 15 milhões na aquisição de novos equipamentos para potencializar a produtividade e expandir sua área de atuação.
Para este ano, a meta da companhia é encerrar 2025 com avanço de 10% a 15% no faturamento anual e alta de 10% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda). O gerente de marketing da Tropeira, Vinícius Martins Braga, relata que 2025 tem sido um ano marcado por desafios causados pelo clima de incerteza econômica no Brasil. Mesmo assim, a empresa tem mantido bons resultados ao longo do exercício, o que, segundo ele, permite à fabricante mineira manter a expectativa de alcançar as metas traçadas.
A empresa de embutidos possui um parque industrial com 12 mil metros quadrados (m²) e um centro de distribuição (CD) com 11 mil m² de área em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A operação emprega aproximadamente 500 pessoas na região. Braga afirma que a planta tem capacidade para atender à demanda por produtos da marca.
No entanto, ele avalia que ainda é necessário aprimorar alguns processos e modernizar os equipamentos utilizados no empreendimento. “Precisamos realizar uma expansão de nossa estrutura para inserir os novos equipamentos que já estão chegando”, completa.

A Tropeira está renovando as estufas e adquirindo novos balanços de múltiplos cabeçotes para agilizar a dosagem dos produtos nas embalagens, além de seladoras e termoformadoras de última geração. Esses equipamentos contribuirão para potencializar a produtividade da planta localizada na Grande BH.
“O nosso orçamento estava próximo de R$ 13 milhões, mas, devido a algumas compras e à variação cambial — já que muitos equipamentos são importados —, esse investimento deve atingir a casa dos R$ 15 milhões neste ano”, relata.
- Leia também: Tropeira Alimentos vai investir R$ 15 milhões na expansão da planta industrial em Contagem
Expansão da área de atuação
Outro plano para os próximos anos, além de ampliar a capacidade produtiva, é a expansão da área atendida pela empresa. A fabricante de produtos embutidos é muito forte no mercado mineiro, mas pretende aumentar a presença nas cidades do interior, principalmente nas fronteiras com outros estados brasileiros.
De acordo com Vinícius Braga, o objetivo é iniciar um processo de expansão da área de atendimento, englobando outros estados do País ao longo dos próximos anos. A meta é registrar crescimento anual de 15%, 20% e até 30%. “Queremos transformar a Tropeira em uma potência nacional”, afirma.
Nesta semana, a Tropeira Alimentos participou da edição 2025 da Superminas, feira organizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), em Belo Horizonte. O objetivo foi fechar negócios com potenciais clientes, apresentar novos produtos e divulgar a nova identidade visual da marca.
Ouça a rádio de Minas