Negócios

Trul Hotéis cresce com multipropriedades

Faturamento de R$ 198 milhões foi 42% superior ao registrado em 2022
Trul Hotéis cresce com multipropriedades
Atualmente, a rede Trul conta com 15 hotéis sob sua administração em todo o Brasil | Crédito: Divulgação/Trul Hotéis

A Trul Hotéis, operadora multimarcas hoteleira sediada em Minas Gerais, encerrou 2023 com um aumento de 40% no número de hotéis, totalizando seis empreendimentos novos operados por ela e 11 contratos de hotelaria e multipropriedade firmados. O faturamento de R$ 198 milhões é 42% superior ao registrado em 2022 e está em linha com o crescimento do turismo no Brasil no último ano.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam o bom desempenho do turismo nacional ao longo de 2023. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), em dezembro o índice de atividades turísticas teve alta de 1,4% frente a novembro. O segmento encontra-se 3,6% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 3,7% abaixo do ponto mais alto da série (fevereiro de 2014).

Na comparação entre dezembro de 2023 e dezembro de 2022, houve expansão de 1,4%, marcando a 33ª taxa positiva seguida. No acumulado de 2023, o agregado especial de atividades turísticas apresentou crescimento de 6,9%.

A expansão da Trul ocorreu principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina, com a conquista de mais de 1,7 mil quartos. Os hotéis que passaram a fazer parte do portfólio da operadora foram o Cozzy Suítes, Delphin Beach, Delphin Surf, Wyndham Ibirapuera São Paulo Convention Plaza, todos no estado de São Paulo. Em Minas Gerais: Wyndham Furnaspark Resort, na cidade de Formiga (Centro-Oeste), Days Inn Uberlândia, em Uberlândia (Triângulo Mineiro). Atualmente, a rede conta com 15 hotéis sob sua administração.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento da Trul Hotéis, Luciano Carvalho, o resultado tem a ver com parte da demanda ainda reprimida dos tempos da pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2022, e também com a diversificação de portfólio com o desenvolvimento de um clube de benefícios para hotéis e empreendimentos de timeshare e multipropriedade.

“Devo dizer que os números de 2023 são surpreendentes, mas que plantamos muito pra isso. A hotelaria ainda não se recuperou da pandemia. Existe um prejuízo acumulado e muitas operações alongaram as dívidas para resolver o problema momentâneo. Fechamos 11 contratos na hotelaria, fora o timeshare. Esses contratos são muito expressivos, acima da maior parte das operadoras do Brasil”, afirma Carvalho.

Além dos hotéis já em funcionamento, a operadora também fechou projetos de assessoria e desenvolvimento para o hotel do Curupy Acqua Park (MT), que está em construção, e para dois empreendimentos no litoral catarinense, em Jaguaruna e na Praia do Rosa.

A Trul fica responsável por estruturar e desenvolver os projetos, de uma forma que o cliente consegue acompanhar todas as etapas por meio de uma plataforma on-line. Também oferece consultoria em diversas áreas de serviço.

Multipropriedades e novos hotéis devem aquecer mercado em 2024

Para 2024, o intuito é desenvolver novos empreendimentos também nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

“O próximo ano vai ser ainda melhor. Hoje existem poucos hotéis sendo construídos nas capitais. E no lazer tem o fenômeno da multipropriedade, viabilizando projetos grandes e diversificados. A multipropriedade é um modelo propício para o Brasil, onde é difícil empreender e conseguir financiamento. Nesse formato rateamos o investimento entre muitos empreendedores que fazem uso compartilhado do empreendimento”.

Segundo o gestor, as multipropriedades têm a capacidade de criar novos destinos, com a atração de outros empreendimentos como parques aquáticos, complexos gastronômicos e atrativos diversos aproveitando a riqueza e diversidade dos biomas brasileiros e até outros hotéis.

Como empreendimentos que costumam levar alguns anos até a entrega final, se bem administrados também fomentam a capacitação da mão de obra local.

Para consolidar e agregar valor para esse tipo de empreendimento, a Trul está desenvolvendo bandeiras que vão oferecer aos projetos um conjunto de experiências com temas específicos, como esportes e arte. Por enquanto são três projetos com marcas brasileiras que não pertencem ao setor hoteleiro. Os nomes não foram divulgados.

“Lugares como Tiradentes (Campo das Vertentes), Capitólio (Distrito de Camanducaia, no Sul de Minas) e cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) têm grande potencial e já temos estudos em andamento nessas regiões. Hoje o mineiro é o segundo maior comprador de multipropriedade no Brasil. Existe no Estado um ambiente propício para esses projetos. A Invest Minas (Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais) já se abriu para essas discussões”, destaca o diretor de Desenvolvimento da Trul Hotéis.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas