Turi presta tributo à cozinha primitiva

Considerado um elemento-chave para a vida na terra da forma como a conhecemos e essencial para a subsistência da espécie humana, o fogo é a estrela do novo empreendimento do chef português Cristóvão Laruça. O Turi, instalado no Ponteio Lar Shopping, na região Centro-Sul, é um restaurante que presta um tributo à chamada cozinha primitiva, sem utilizar equipamentos a gás ou elétricos.
Atualmente o empreendedor comanda mais três casas com conceitos bem distintos na Capital: o Caravela, especializado na tradicional gastronomia portuguesa; o Capitão Leitão, com foco no leitão à bairrada, eleito uma das sete maravilhas da culinária portuguesa; e o Beco, no Mercado da Boca de Santa Tereza, com destaque para a comida de rua.
Para levar o projeto à frente, o chef percorreu três continentes atrás de experiências exitosas e desenvolveu um projeto apropriado para um shopping center.
“É uma cozinha ancestral com abordagem contemporânea. É uma técnica que pouca gente domina e desconheço outro restaurante assim no Brasil. Tenho que formar minha mão de obra, treinar cada um da cozinha e do salão. Não adianta servir a melhor comida se o serviço deixar a desejar. É um tipo de cozinha bem mais intuitiva. É preciso aprender a ler o fogo para extrair o melhor dos ingredientes. Estar dentro de um shopping trouxe dificuldades extras. Dois projetos foram primordiais: a exaustão, para que as pessoas não saiam defumadas do restaurante; e a climatização, para aguentar a produção de calor. A cozinha é totalmente aberta. São 14 lugares no balcão que separa o espaço do salão, sem nenhum tipo de barreira física”, explica Laruça.
No início a ideia assustou os gestores do mall, admite o empresário, porém logo as resistências foram vencidas pelo ineditismo do projeto e a paixão do chef por Belo Horizonte, cidade que abriga toda a tradição da culinária mineira, legítima herdeira da gastronomia secular desenvolvida em Portugal.
O investimento foi de R$ 750 mil e o salão está apto a receber cerca de 75 convidados, sendo 14 no balcão da cozinha.
“No início a ideia era abrir uma unidade do Capitão Leitão, mas quando conheci o lugar logo vi que não fazia sentido. Esse projeto do Turi estava na minha cabeça há muito tempo. No dia de apresentar o projeto, levei a ideia. Eles entraram em desespero porque a expectativa era o Capitão Leitão. Mas já no segundo slide da apresentação compraram a ideia e nos apoiaram em tudo”, relembra o chef.
O que é Segurança Energética?
São medidas adotadas para evitar a falta do abastecimento de energia, provocada por fatores como a escassez hídrica e até mesmo dificuldades inerentes aos tipos de fornecimento. Associada a essas medidas está a segurança na disponibilidade de energia adequada, de qualidade e a preços acessíveis.
Quais os próximos eventos sobre Segurança Energética?
“O desafio da Segurança Energética” é um evento on-line gratuito que ocorrerá no dia 16 de março de 2022, a partir das 10h, com transmissão via plataforma Youtube. Na ocasião, profissionais qualificados e renomados do setor discutirão sobre os caminhos a serem percorridos para garantir o fornecimento de energia elétrica seguro.
A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) é a instituição realizadora do evento, que tem correalização do jornal Diário do Comércio — veículo de imprensa de Minas Gerais quase centenário e especializado em economia, gestão e negócios.

Ouça a rádio de Minas