Uber e BYD firmam parceria global em veículos elétricos

A Uber Technologies e a montadora chinesa BYD anunciaram nesta quarta-feira (31) parceria global envolvendo 100 mil carros elétricos para a plataforma de transporte por aplicativo.
A parceria, que terá início na Europa e na América Latina, oferecerá aos motoristas preços acessíveis e financiamento para os veículos elétricos da BYD na plataforma da Uber e será expandida para os mercados do Oriente Médio, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, informaram as empresas.
No Brasil, a BYD mantém uma parceria com a empresa de transporte por aplicativo 99, rival da Uber.
A Uber e a BYD oferecerão aos motoristas descontos em manutenção, carregamento, financiamento e leasing de veículos, dependendo do mercado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Quando um motorista faz a mudança para um veículo elétrico, ele pode proporcionar até quatro vezes mais benefícios em termos de emissões do que um motorista comum, simplesmente porque está mais tempo na estrada”, disse o presidente-executivo da Uber, Dara Khosrowshahi.
As empresas acrescentaram que trabalharão juntas para integrar os veículos da BYD com tecnologias de condução autônoma na plataforma de transporte por aplicativo.
99 terá categoria exclusiva para veículos elétricos e híbridos no aplicativo
São Paulo – A 99 anunciou nesta quarta-feira que terá uma categoria inédita e exclusiva para viagens com carros híbridos e elétricos a partir de setembro em algumas regiões da cidade de São Paulo, com planos de expandir o serviço para outros municípios do país a partir do próximo ano.
“Não apenas ampliamos nosso portfólio, como passamos a oferecer alta tecnologia nas viagens para passageiros e motoristas parceiros, reforçando a 99 como número um no país neste segmento”, afirmou o diretor sênior de inovação na 99, Thiago Hipolito, em comunicado.
A 99e-Pro marca os dois anos de avanços em iniciativas realizadas pela Aliança pela Mobilidade Sustentável, grupo de empresas fundado e liderado pela 99, que inclui companhias como a distribuidora de combustíveis Raízen, a locadora de veículos Movida e a montadora chinesa BYD.
Na capital paulista, o serviço estará disponível nos bairros centrais como Perdizes, Higienópolis, Sumaré, Pinheiros, Jardins, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Vila Mariana, Brooklin e Campo Belo, incluindo o Aeroporto de Congonhas.
Para incentivar motoristas parceiros a experimentarem a 99e-Pro, a companhia, que faz parte do grupo chinês DiDi, oferecerá 10% de taxa de serviço garantida durante seis meses, além de descontos em carregamento e preferência de corridas em bairros selecionados.
A empresa de mobilidade urbana começou a estabelecer sua base de carros eletrificados em 2022 e atualmente contabiliza quase 6 mil veículos registrados na plataforma. A previsão da companhia é chegar a 20 mil modelos elétricos e híbridos cadastrados no aplicativo até o final de 2025.
A 99 também reforçou o compromisso de ampliar para 15% a participação de veículos eletrificados na indústria de carros leves novos no país, acima do objetivo inicial de 10%.
Desde 2022, foram mais de 4,5 milhões de viagens realizadas em veículos eletrificados pelo aplicativo e 39 milhões de quilômetros percorridos, que evitaram a emissão de mais de 2.600 toneladas de CO2. No período, a Aliança investiu mais de R$ 250 milhões em eletromobilidade.
Ouça a rádio de Minas