Uberaba inaugura hub através de PPP

Importante polo do agronegócio nacional, Uberaba, no Triângulo Mineiro, acaba de inaugurar o primeiro hub de inovação público-privado do setor no Brasil. Em uma parceria entre a prefeitura do município, o AgTech Garage e a empresa de nutrição vegetal Ubyfol, o polo promete conectar empresas deste e de outros segmentos a startups e ao ecossistema de inovação.
Localizado no Parque Tecnológico de Uberaba e batizado de Moon Hub by AgTech Garage, o centro atuará em toda a cadeia agrícola, do campo à mesa do consumidor, proporcionando conexão entre empresas, startups, universidades, Instituições de Ciência e tecnologia (ICT’s) e todo o ecossistema de inovação.
A expectativa é de que até o fim deste ano cerca de 30 integrantes já tenham sido atraídos para a comunidade, entre grandes empresas, startups e stakeholders-chave.
A proposta é proporcionar, além de oportunidades, novos modelos de investimento, como corporate venture capital ou multi venture capital e dessa forma, apontar novas perspectivas para empresas de Minas Gerais e outros estados no que se refere ao desenvolvimento de soluções colaborativas e redução do tempo de criação de produtos.
Segundo os parceiros, a ideia é que as soluções sejam utilizadas no Brasil e no mundo, de forma a colaborar com o desenvolvimento econômico para a região, com a atração de novas empresas e talentos.
“Além de protagonizar um movimento de inovação em Minas Gerais, com o MoonHub temos a oportunidade de promover a cultura de inovação não somente na Ubyfol, mas no município e em todo o ecossistema“, destaca a diretora de Recursos Humanos & Inovação do Grupo Uby Agro, Cassiana Machado.
Já o CEO do AgTech Garage e sócio da PwC Brasil, José Tomé, diz que o hub marca o início da expansão geográfica do AgTech Garage e visa ampliar o alcance, a densidade e o impacto da prática da inovação aberta em toda a cadeia do agronegócio.
“Integrado à comunidade de Piracicaba – que já impactou mais de 110 grandes empresas e 1.100 startups desde sua fundação -, o centro se soma ao nosso compromisso de promover um agro cada vez mais inclusivo, competitivo e sustentável, por meio do acesso à tecnologia e inovação”, garante.
O hub promoverá ganhos de inovação não apenas para o agronegócio, mas também para outros setores
Vale dizer que na estrutura do hub estarão contemplados um setor de geração de valor para startups e corporates, uma área voltada a programas de inovação – que incluirá a interação com produtores por meio do AgTech Garage For Farmers -, uma academia de conhecimento viabilizada pelo Fellowship AgTech Garage, além do Learning Experience e de um fundo de investimento em parceria com a gestora The Yield Lab Latam. Todas essas esferas funcionarão integradas ao AgTech Garage Campus Vale do Piracicaba.
Assim, a chegada do centro de inovação a Uberaba agrega outros benefícios, possibilitando, por exemplo, competitividade para empresários locais e oportunidades para a mão de obra da região.
Por fim, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) acredita que ao desenvolver o primeiro polo nacional de inovação tripartite e possibilitando novas oportunidades de emprego e renda para a região, Uberaba se coloca em destaque internacional.
“Assumi o governo com a missão de alavancar o desenvolvimento da cidade. Venho do setor privado e sei da importância que Uberaba tem; precisamos resgatar e fortalecer esse protagonismo. O investimento das empresas está comprovando a credibilidade e o potencial da cidade para se desenvolver economicamente”, conclui.
Ouça a rádio de Minas