UFMG apresenta resultados do 1º ciclo do programa Motirõ em evento sobre inovação

Durante o evento Pacto da Ciência pela Inovação em Minas Gerais, sediado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nessa segunda-feira (17) a Fundepar apresentou os resultados do primeiro ciclo do Motirõ, programa de desenvolvimento de negócios de impacto social e/ou ambiental, que oferece formação e atividades práticas para projetos ou indivíduos capazes de contribuir para um futuro sustentável.
O diretor executivo da Fundepar, Carlos Lopes, destacou os números do primeiro ciclo do projeto Motirõ. “Tivemos o total de 109 participantes, sendo 15 empresas aceleradas. Dessas, seis empresas aceleradas e 42 pessoas possuíam vínculo com a UFMG. Durante as quase 40 horas de conteúdo, distribuídos entre a Aceleração e Formação, que aconteceram no campus da UFMG, na sede da Fundepar e no BHTec, tivemos a participação de seis professores da universidade”, ressaltou Lopes.
O Motirõ foi constituído baseado em dois pilares, um focado na formação empreendedora em negócios de impacto e o outro estruturado no formato de aceleração dos negócios considerando a experiência da Fundepar, que é gestora de fundos de investimentos desenvolvida e mantida pela Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep/UFMG).
“Foram dez semanas intensas de trabalho, teórico e prático, focado em disseminar e trabalhar diferentes negócios que oferecem soluções para relevantes problemas da sociedade. Reunimos um grande número de pessoas com o mesmo objetivo: levar ao mercado soluções que promovam o impacto socioambiental positivo”, explicou.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ao final, todas as empresas aceleradas pelo programa Motirõ construíram o sumário executivo do próprio negócio que foi tecnicamente avaliado pela Fundepar sob a ótica de investimento.
Fundepar lança 2º Ciclo do Motirõ
Também durante o evento, a Fundepar lançou as inscrições para o 2º ciclo do programa Motirõ, voltado tanto para quem já tem uma solução ou negócio de impacto quanto para quem ainda não tem um negócio de impacto.
O objetivo é selecionar até 15 propostas de negócios de impacto com soluções inovadoras, de diferentes modelos e estágios de maturidade. As inscrições deverão ser realizadas através do site oficial da Fundepar do dia 17 de março de 2025 até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 17 de abril deste ano.
“Esperamos repetir o mesmo ciclo de desenvolvimento, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da UFMG, com novas empresas e participantes ainda no primeiro semestre de 2025”, salientou Lopes.
O Motirõ é um programa da Fundepar, em parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), com a Fundep e com a Pró-reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ouça a rádio de Minas