Ultrarrápido do Rappi ganha mercado em BH
O serviço de delivery ultrarrápido do Rappi e a promessa de entregas em até dez minutos têm aumentado os pedidos dos consumidores de Belo Horizonte por meio da plataforma. O Turbo-Fresh, como foi batizado, triplicou as vendas da plataforma na cidade nos últimos quatro meses e está em franca expansão. Já o número de usuários saltou 670% desde setembro.
O serviço funciona a partir das dark stores (mini centros de distribuição do próprio Rappi com até 1.200 tipos de produtos diversos). Há comidas frescas, mercearia e produtos secos, itens de higiene pessoal, limpeza doméstica e comida pronta. Na capital mineira já são oito pontos, número que chegará a 11 até o final do ano, ampliando o raio de cobertura na cidade.
A informação é do general manager do Rappi Brasil, Eric Dhaese. Segundo ele, a ampliação em Belo Horizonte também ocorrerá no portfólio, que vai passar a oferecer pratos prontos para consumo fornecidos por parceiros como a rede de padarias Boníssima e a Coffee ++.
“Nossas dark stores atendem um raio de até dois quilômetros com entregas ultrarrápidas, que podem ser mais ágeis do que se a pessoa fosse pessoalmente ao supermercado ou à farmácia. É uma praticidade a mais, um diferencial que já é tendência no mundo inteiro e que trouxemos para a América Latina”, afirma.
A ideia é suprir necessidades instantâneas das pessoas e avançar o máximo possível na cobertura das cidades. Para isso, o Rappi conta com uma tecnologia própria de gestão dos mini centros de distribuição para separação super rápida dos produtos, de forma a otimizar o processo e o tempo de coleta.
“O processo é um pouco diferente das entregas tradicionais em que o entregador parceiro vai até a loja, seleciona os produtos, ou o próprio funcionário do Rappi separa os produtos e o entregador leva. Neste formato, as entregas levam, em média, de uma a três horas. Nas dark stores o ambiente é totalmente controlado por nós, o que também agiliza o processo”, explica.
As oito dark stores da capital e região metropolitana ficam no Buritis, Sion, Savassi, Barro Preto, Sagrada Família, Santa Efigênia, Castelo e Vila da Serra (Nova Lima). Até o final do ano, serão instaladas mais três, passando a atender o bairro Padre Eustáquio, Belvedere, além de ampliar a cobertura e a região Centro-Sul da Capital.
Os produtos disponíveis para a entrega pelo Turbo-Fresh em Belo Horizonte são fornecidos pelos parceiros: Ambev, Femsa, Boníssima, Cara Preta, Seara, Araújo, Forno De Minas, Clicampo, Eleve, Baer-mate e Tirolez, entre outros.
O sucesso do serviço tem sido observado não apenas na capital mineira, mas também em outros estados. Tanto que o Rappi, que atualmente oferece o Turbo-Fresh em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Recife, Curitiba, Niterói, Porto Alegre, Fortaleza e Brasília, em breve estará também em Natal, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa e interior do estado de São Paulo (como Santos, São José dos Campos e Ribeirão Preto, entre outras).
Fundado em 2015, o Rappi é o primeiro SuperApp da América Latina e está presente em mais de 100 cidades brasileiras. O Rappi proporciona uma experiência que permite aos consumidores solicitar praticamente qualquer bem ou serviço. Por meio do aplicativo é possível acessar diferentes categorias, incluindo restaurantes, supermercados, bebidas, farmácias, e-commerce, viagens e serviços financeiros, entre outros. E assim como outras plataformas do tipo, viu seus negócios dispararem nos últimos anos, especialmente na pandemia de Covid-19.
“Apesar de termos visto uma leve desaceleração com a abertura do comércio, em setembro realizamos um volume de transações quatro vezes maior que o período pré-pandemia nas verticais mercados e farmácias. O ingresso das pessoas na economia digital é um movimento progressivo, que foi impulsionado pelas contingências impostas pela pandemia, e que tende a continuar”, avalia Dhaese.
Ouça a rádio de Minas