Unicórnio Daki expande atuação na capital mineira
A Daki, aplicativo de mercado 100% digital, acaba de dar mais um passo para ampliar o acesso à praticidade nas compras de casa. Atuando em Belo Horizonte desde janeiro deste ano, a empresa expande a sua operação com a inauguração de mais dois centros de distribuição, passando a contar com 10 dark stores na capital mineira.
Com as novas lojas, o app passa a atender as regiões de Savassi, Prado, Nova Suíça, Gutierrez, Floresta, Cidade Nova, Estoril, Buritis, Vila da Serra, Belvedere, Caiçaras, Carlos Prates e Alto Caiçaras.
Minas Gerais tem um papel estratégico e importante para o crescimento da Daki no País. O Estado foi o terceiro a receber lojas da Daki, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje, a região representa 10% do faturamento da startup. A expectativa é de que em um ano de operação na cidade, este número chegue em 30%.
Com menos de um ano de operação, a Daki recebeu o status de Unicórnio após levantar US$ 260 milhões em sua Series B, atingindo um valor de mercado de US$ 1,2 bilhão. Hoje, conta com mais de 90 dark stores nos três estados, projetando chegar a 150 dark stores em 2022.
A Daki atende uma área de mais de 700 km² e possui mais de 800 funcionários. Somente na região da Grande BH, a empresa gerou mais de 70 empregos diretos e há perspectiva de abertura de novas vagas em um futuro próximo.
“Belo Horizonte está entre os principais polos de negócio no Brasil e sempre esteve nos nossos planos justamente por ter um público muito conectado ao nosso negócio, que busca por inovação, qualidade e praticidade. Acreditamos muito na região e estamos otimistas com a receptividade dos mineiros ao nosso modelo de negócio”, explica um dos sócios fundadores e COO da Daki, Rodrigo Maroja.
Uma das estratégias da empresa para crescer além de investir fortemente em dados e análise do comportamento do consumidor, é oferecer produtos locais. Por isso, aposta na personalização de portfólio em Belo Horizonte. Atualmente, mais de 300 produtos locais estão em cadastro para incorporar o sortimento de produtos do app, que conta com mais de 1500 artigos divididos em 20 categorias.
Origem
Fundada em janeiro de 2021 por Alex Bretzner, Rafael Vasto e Rodrigo Maroja, a Daki é um mercado 100% digital. O delivery ultrarrápido é possível por conta do modelo da operação chamado de dark stores, centros de distribuição com raio de entrega reduzido a poucos quilômetros, com estoque e entrega próprios que viabilizam a agilidade e eficiência desde a escolha dos produtos até a entrega, fazendo com que a experiência do cliente seja 100% dentro da Daki.
O aplicativo, que está disponível no Google Play e na App Store, foi o primeiro a adotar este modelo de negócio no Brasil. Hoje, Daki faz entregas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais e já conta com mais de 800 colaboradores. Em junho de 2021, a startup se fundiu com a JOKR, uma empresa americana que tem o mesmo modelo de negócios em países como Estados Unidos, México, Peru, Chile e Colômbia. Em dezembro, em seu segundo aporte de investimentos, a empresa passou a valer US$ 1,2 bilhão, sendo considerada unicórnio.
100% digital
A Daki é um mercado 100% digital que surgiu para oferecer um modelo disruptivo e inovador para o varejo, gerando a melhor experiência ao usuário. Foi a primeira empresa a oferecer este modelo de negócio no País. A startup implantou um modelo de operação logística disruptivo e inédito no mercado, com uso e análise de dados em tempo real e processos pensados para a operação on-line.
Os pedidos são recebidos e separados em dark stores, que são organizadas como minimercados especializados locais. Os produtos são intitulados por categorias para otimizar a separação dos pedidos que são concluídos em menos de um minuto.
Os shoppers da Daki não fazem compras, como os da concorrência. Dessa forma, não perdem tempo procurando os produtos nas lojas ou no caixa para pagar. Quando finalizado, o pedido vai direto para o entregador que aguarda dentro da loja, que tem um espaço com água, banheiro, carregador para celular que podem usar enquanto esperam.
A localização de cada dark store é escolhida com base em dados populacionais, bem como nas tendências de consumo, com um raio de distância que permite à Daki oferecer um serviço mais regionalizado e estratégico.
Além disso, todo o sistema da Daki é automatizado e traz em tempo real, por loja, o controle dos itens em excesso, os que vão entrar em ruptura, o que está em falta, trazendo visibilidade para o abastecimento das lojas de maneira assertiva.
Atuando de maneira estratégica e com sortimento de produtos reduzido, a Daki tem um centro de distribuição em cada macro região onde está presente que atende as suas lojas diariamente, além de negociar diretamente com a indústria, portanto, possui o controle do processo de ponta a ponta. O resultado de toda essa estrutura é um ganho muito grande na experiência do cliente e na redução de custos.
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