Negócios

Unicred Progresso celebra 30 anos com plano de expansão

As duas novas agências devem ser inauguradas em 2024
Unicred Progresso celebra 30 anos com plano de expansão
Cooperativa já conta com cinco unidades e pretende abrir mais duas no próximo ano | Crédito: Unicred Progresso / Divulgação

A cooperativa Unicred Progresso, que está completando 30 anos no mercado, anunciou seu novo plano de expansão. A empresa que já conta com cinco agências, sendo três em Uberaba e outras duas em Itajubá e Iturama, se prepara para inaugurar mais duas unidades em 2024, nos municípios de Frutal e Sacramento, ambas em Minas Gerais.

A Unicred Progresso possui mais de 4 mil cooperados. Ao relembrar a história da cooperativa, o presidente Carlos Antonio Alves Farah diz que os 30 anos são frutos de muito empenho, trabalho e credibilidade.

“Temos muito a comemorar. Nós começamos com o apoio da Unimed que nos cedeu um espaço em Uberaba. Fomos crescendo e passamos a ter uma agência na própria sede da Unimed”, relata.

Ele também destaca que a unidade de Itajubá foi revitalizada e a de Iturama está em fase de modernização e crescimento. “Hoje, somos uma cooperativa de médio para grande porte, e sempre bem classificada dentro das metas propostas pela Unicred do Brasil”, completa.

A Unicred Progresso, que começou no ramo da saúde, passou a ser de livre admissão. Isso possibilitou que pessoas de natureza física ou jurídica, fora da área da saúde, se tornem cooperados da instituição. “Reestruturamos as agências para estarmos mais próximos das comunidades e entidades de classe”, afirma o presidente.

A companhia oferece ao cooperado atendimento feito por colaboradores qualificados, de forma personalizada e reservada, além de espaços para o café, coworking e acessibilidade nas agências.

“Estamos sempre investindo na qualificação de nossa equipe para prestar atendimento de excelência.  Nossos serviços foram aprimorados para atender às necessidades dos cooperados de forma ágil e precisa”, garante Alves Farah.

Segundo o presidente da Unicred Progresso, um dos objetivos da cooperativa é ser reconhecida como a principal instituição financeira de seus cooperados. Ele também enfatizou a potencialidade do setor no País.

“As cooperativas de crédito são importantes na atualidade por oferecerem serviços financeiros acessíveis aos seus cooperados, além de contribuírem no desenvolvimento local, apoiando e entendendo as necessidades de cada cidade”, declara.

Em meio à expansão do cooperativismo no Brasil,  o segmento de crédito atinge hoje 14,5% do Sistema Financeiro Nacional, tendo como desafio do Banco Central (Bacen) chegar a 20%.

Cooperativismo em Minas Gerais

De acordo com o anuário do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) de 2022, o Estado conta com 800 cooperativas e 2,4 milhões de cooperados.

Dentre as instituições presentes em Minas, 84,9% estão concentradas nos ramos agropecuários, crédito, transporte e saúde. Já a maioria dos cooperados estão na área de crédito, com mais de 1,9 mil.

A Ocemg também revelou que o setor de cooperativismo possui 11,6% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais.

Considerando a importância do segmento para o Estado, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) decidiu relançar a Frente Parlamentar do Cooperativismo no último mês. A medida busca dar mais apoio ao desenvolvimento e fortalecimento do sistema cooperativista em Minas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas