Negócios

Unidas inaugura centro de infusão compartilhado

Três operadoras farão a gestão da clínica de tratamento de doenças autoimunes
Unidas inaugura centro de infusão compartilhado
A Unidas congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 100 afiliadas em todo o Brasil | Crédito: Reprodução

Três associadas à União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas) inauguraram recentemente o primeiro centro de infusão compartilhado de Minas Gerais. A clínica, focada na aplicação de medicamentos que precisam de acompanhamento médico, será gerida pelas empresas Cemig Saúde, Copass Saúde e Fundaffemg e poderá ter seu modelo replicado para outras cidades do Estado e até do País, em breve.

Municípios como Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e o Sul de Minas já estão no radar para receber operações do tipo provavelmente no segundo semestre. A informação é do superintendente da Unidas de Minas Gerais, Wesley Nunes, que vê um grande potencial de expansão do projeto.

“Nosso objetivo é regulamentar a coparticipação das associadas a fim de diminuir os custos e gerar uma utilização mais otimizada dos recursos e dos planos, até como uma maneira de promover ainda mais sustentabilidade das autogestões”, adianta.

Entre as vantagens competitivas, o modelo prevê a análise de indicadores e resultados de maneira conjunta, além da redução de até 20% nos gastos das operadoras. Considerando que as empresas de autogestão, por não possuírem fins lucrativos, estão ainda mais pressionadas que o restante do mercado da saúde suplementar, torna-se um atrativo ainda maior.

Por isso, conforme a gerente executiva da Unidas, Amanda Bassan, outros grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal também poderão ser contemplados.

“A ideia é que as operadoras tenham eficiência operacional e redução de custos, replicando, inclusive, na qualidade do atendimento aos usuários. No caso do Centro inaugurado em Belo Horizonte, por exemplo, estamos falando de infusão de imunobiológicos e uma futura ampliação para quimioterápicos. São tratamentos caros e o modelo permite a redução dos custos”, reforça.

A unidade está em funcionamento desde janeiro, na região hospitalar de Belo Horizonte. Ao todo, são 450 metros quadrados de área construída e capacidade de atendimento de até 2 mil pacientes por mês. Até o momento, já foram cadastrados mais de 148 usuários.

Embora não revele o montante investido no Centro, Nunes detalha que o valor, que inclui pagamento da clínica e dos profissionais, foi dividido entre as operadoras parceiras.

Unidas

A Unidas é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil – segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes.

Atualmente, a associação congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 100 afiliadas em todo o País.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas