Unimed-BH alcança 2 milhões de consultas on-line

Quase 600 mil clientes atendidos e mais de 2 milhões de consultas on-line realizadas. Os números representam a consolidação do serviço de consultas on-line da Unimed-BH, reforçando seu importante papel na ampliação do acesso à assistência médica na capital mineira e região metropolitana. Criado em março de 2020, o serviço evoluiu de uma resposta emergencial à pandemia para um modelo robusto de cuidado, que alia conveniência, resolutividade e qualidade no atendimento à distância.
Em meio à atual alta demanda em razão do período de sazonalidade respiratória, com destaque para o número de casos de gripe, pneumonia, asma e infecções pelo vírus sincicial respiratório, e à busca crescente por atendimento nas unidades de saúde, a teleconsulta tem se destacado como um serviço importante no cuidado aos clientes. Segundo dados da cooperativa, apenas em maio foram realizados 53.966 atendimentos à distância, sendo 20.540 (38,06%) relacionados à CID Respiratória – um crescimento de 110% em relação a abril (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
“Mesmo em cenários de alta demanda, temos conseguido manter o atendimento ágil e resolutivo. Mais de 93% dos casos leves são resolvidos na teleconsulta, evitando deslocamentos e superlotação nos prontos atendimentos”, afirma o diretor de Gestão Assistencial da Unimed-BH, Eudes Magalhães.
Cuidado após a consulta
Além do atendimento médico direto, o cuidado digital da Unimed-BH inclui o serviço de telemonitoramento, que permite o acompanhamento remoto de pacientes após alta hospitalar, diagnóstico de doenças crônicas ou condições específicas, como asma e bronquiolite infantil.
De abril a junho, foram realizados cerca de 850 telemonitoramentos pediátricos. Nos casos de menor risco, o acompanhamento é feito por mensagens automatizadas (robôs), que orientam pais e responsáveis sobre o tratamento, sinais de alerta e adesão ao cuidado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Agilidade e resolutividade – O serviço de saúde digital da Unimed-BH está disponível para todos os clientes da cooperativa, e entre as opções de atendimento estão: consulta médica 24h para adultos e crianças, consultas on-line com foco em gestantes e serviço de renovação de receitas de medicamentos de uso contínuo.
“A teleconsulta simboliza nosso compromisso contínuo com inovação, eficiência e cuidado centrado no cliente. A saúde digital se tornou um canal estratégico e indispensável para ampliar o acesso à assistência médica com qualidade e tem auxiliado fortemente neste período de alta demanda por atendimentos eletivos e de urgência”, comenta Eudes Magalhães.
Como acessar
As consultas on-line estão disponíveis 24 horas por dia e podem ser agendadas via site ou aplicativo da Unimed-BH (Google Play e App Store). Após o agendamento, o cliente recebe um link para acesso à consulta. No caso de crianças, é necessário o acompanhamento de um responsável.
Ouça a rádio de Minas