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Unimed-BH investe em serviços digitais de saúde

Modalidade contribui para personalização e ampliação de atendimento; opção é oferecida a todos os clientes da cooperativa
Unimed-BH investe em serviços digitais de saúde
Da sua criação, em março de 2020, até junho de 2024, a Saúde Digital da Unimed-BH já realizou mais de 1,5 milhão de consultas | Crédito: Marcus Desimoni / Nitro Imagens

A saúde digital tem avançado cada dia mais e, no caso da Unimed-BH, o serviço vem ganhando novos formatos, servindo como uma “porta de entrada” para direcionar o percurso dos clientes, permitindo um atendimento cada vez mais personalizado. Da sua criação, em março de 2020, até junho de 2024, a Saúde Digital da Unimed-BH já realizou mais de 1,5 milhão de consultas.

O serviço é destinado a todos os clientes da cooperativa por meio do pronto-atendimento on-line voltado para pequenas urgências. Além disso, são oferecidos cuidados para públicos específicos, como gestantes e crianças, e serviços que visam facilitar a vida do cliente, como é o caso da renovação de receitas sem a necessidade de ir a uma consulta presencial.

 A novidade da cooperativa agora são os dois serviços que passam a ser oferecidos por meio digital: consulta on-line para casos de saúde mental e telemonitoramento de pacientes pediátricos com asma crônica ou bronquiolite.

No caso da consulta on-line para saúde mental, o serviço conta com uma equipe de psicólogos, médicos de família e psiquiatras que fazem atendimento a distância. Para ser atendido, o cliente precisa agendar uma consulta de acolhimento pelo aplicativo da Unimed-BH e um psicólogo realiza a triagem do paciente que, em seguida, é direcionado para a primeira consulta com médico que melhor resolverá sua demanda.

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“Casos de saúde mental são hoje uma das principais demandas de nossos clientes que buscam atendimento na nossa rede assistencial. Uma das missões do atendimento on-line é a transversalidade e a ordenação do percurso do paciente. Por meio da Saúde Digital, ampliamos o acesso e temos a oportunidade de direcionar o percurso dentro do digital e, em alguns casos, levar para o presencial”, diz o diretor de gestão assistencial da Unimed-BH, Eudes Arantes Magalhães.

Telemonitoramento de casos de asma

Uma das modalidades da telessaúde que faz o acompanhamento do paciente de forma remota, o telemonitoramento já é uma realidade na Unimed-BH. O serviço atualmente é ofertado para diversos perfis de clientes, entre eles, gestantes, centenários, entre outros.
 O destaque dessa vez fica para o telemonitoramento do público infantil com asma crônica ou bronquiolite. De abril a junho, a equipe assistencial da Saúde Digital realizou cerca de 850 telemonitoramentos de crianças e bebês.

Para casos de risco leve dessas doenças respiratórias, o serviço de telemonitoramento conta com o monitoramento por robô, que envia mensagens no celular dos pais e responsáveis. Essa ferramenta é uma forma de orientar as famílias e garantir maior adesão ao tratamento.

“As mensagens trazem informações sobre controle de fatores ambientais e alérgenos, cartão vacinal, plano de ação para o manejo da crise, dúvidas sobre o uso dos medicamentos/dispositivos inalatórios e a importância da vinculação com médico pediatra ou pneumologista. Além da marcação de consultas eletivas para as crianças que não possuem médicos de referência ou consulta on-line de urgência quando há permanência do quadro clínico ou crise”, explica.

 O próximo passo, que já vem sendo testado, é o atendimento figital (físico + digital) para crianças com asma grave, que inclui visitas domiciliares realizadas por enfermeiros utilizando o dispositivo TytoCare, que permite exames físicos à distância e monitoramento mais seguro e eficaz por pediatras.

A cooperativa informa que o telemonitoramento complementa as teleconsultas e contribui para promover a saúde preventiva, evitar idas ao pronto socorro e até mesmo evitar internações desnecessárias.

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