Unimontes terá doutorado em Saúde Primária

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai disponibilizar um novo curso de pós-graduação no próximo ano. A proposta do Doutorado em Cuidado Primário em Saúde foi aprovada com nota máxima pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O curso voltado para a saúde primária tem a duração de quatro anos.
Ainda dependendo de homologação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a previsão é de que as atividades comecem no primeiro semestre de 2024. O doutorado tem como coordenadora a professora Josiane Santos Brant Rocha.
Com a aprovação da proposta, a Unimontes passa a contar com 19 cursos de mestrado e seis cursos de doutorado, somando 19 programas de pós-graduação stricto sensu (11 acadêmicos e oito profissionais).
Para o pró-reitor de pós-graduação da Unimontes, professor Marlon Christian Toledo Pereira, o Doutorado em saúde primária terá papel importante na capacitação de pessoal para a área de saúde na região. “A aprovação representa mais um importante salto na qualificação de recursos humanos com excelência na área da saúde para a região Norte de Minas Gerais, especificamente em Saúde Coletiva e Aspectos Clínicos dos Cuidados em Saúde, áreas de concentração do programa”, afirma.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O professor destaca ainda que a aprovação da proposta do doutorado com nota máxima é um reconhecimento da capacidade e competência do corpo docente da universidade.
“Para a Unimontes, o Doutorado em Cuidado Primário em Saúde reafirma o elevado comprometimento, competência e qualificação dos professores envolvidos. Assim, proporcionará um ciclo virtuoso de incremento de mais pesquisas, tecnologia e inovação, bem como de integração com a graduação na melhoria da qualidade do ensino de forma geral”, conclui Marlon Christian Toledo Pereira.
Em maio deste ano, foi aprovado também o doutorado em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais da Unimontes. As atividades começaram neste segundo semestre.
A faculdade tem atualmente cerca de 1200 alunos matriculados em seus mestrados e doutorados (acadêmicos e profissionais).
Ouça a rádio de Minas