Unir hard e soft skills é tendência no setor de TI

Os 16 anos de parceria entre a MD2 Consultoria, sediada em Belo Horizonte, e a Rheserva Consultoria, de Juiz de Fora (Zona da Mata), tem gerado soluções para a contratação de profissionais de tecnologia da informação (TI), em um cenário de escassez de mão de obra especializada, com o uso de dados.
As empresas especializadas em soluções de governança e privacidade de dados e em recrutamento e projetos de recursos humanos focam, com um novo produto – o MD2 Placement -, nas mudanças que o setor de RH atravessou nos últimos anos.
Segundo o diretor de Alianças Estratégicas da MD2 Consultoria, Alexandre Martins, a longa parceria entre MD2, pela vertical da tecnologia, e a Rheserva, pela vertical do RH, é possível pelo profissionalismo das empresas que desenvolveram diferentes soluções ao longo do tempo.
“O nosso trabalho é entender o perfil técnico demandado pelo cliente e pela governança de dados acharmos o melhor perfil para aquela vaga. O comportamental é a expertise da Rheserva. Tudo isso associado à privacidade de dados para atender a LGPD. Na atualidade o maior desafio é casar as soft e as hard skills. Essa dificuldade sempre existiu, mas durante a pandemia foi radicalizada. O processo – do recrutamento ao treinamento e à retenção – precisa ser entendido pela empresa e pelo candidato”, afirma Martins.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além disso, a parceria se estende aos programas de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), valendo-se de ferramentas para aprimorar processos de negócios, tratamento de dados, gestão de riscos e engajamento de todos envolvidos na empresa, dando suporte às áreas de negócio, tecnologia da informação, jurídico e alta direção.
“A carência de mão de obra é agravada por processos não tão assertivos. O ideal é que a empresa busque uma consultoria de RH especializada na área que está contratando. Quando uma empresa abre uma vaga, o RH deve questionar e até oferecer uma consultoria para construir um mapa de cargos e salários. Muitas empresas não sabem caracterizar a vaga que realmente precisa. Do outro lado, o RH também pode lapidar talentos com bons treinamentos. Mas só um RH especialista pode fazer isso, diminuindo os riscos e encurtando os prazos de adaptação”, completa o diretor de Alianças Estratégicas da MD2 Consultoria.
Ouça a rádio de Minas