Negócios

‘Upstream’ de Dan Heath chega ao Brasil

‘Upstream’ de Dan Heath chega ao Brasil
Crédito: Divulgação

Muitas vezes na vida, ficamos presos em um ciclo de apagar incêndios. Lidamos com emergências. Permanecemos downstream, lidando com um problema após o outro, mas nunca fazemos nosso caminho upstream, buscando consertar os sistemas que causaram os problemas. Policiais perseguem ladrões, médicos tratam pacientes com doenças crônicas e representantes de call centers atendem às reclamações dos clientes. Mas muitos crimes, doenças crônicas e reclamações de clientes são evitáveis. Então, por que nossos esforços se inclinam tanto para a reação em vez da prevenção?

Em busca dessas respostas, Dan Heath conduziu mais de 300 entrevistas com solucionadores de problemas não convencionais e publica seus achados no livro “Upstream – A busca para resolver os problemas antes que apareçam”, que chega agora em julho ao Brasil, em primeira mão para assinantes da Grow, o clube de experiências literárias focadas em desenvolvimento pessoal.

Na publicação, best-seller do “Wall Street Journal”, o termo “upstream” sugere que estamos remando não rio abaixo, para desaguar no mar, e sim ao contrário: estamos voltando ao início. Na capa, o leme é uma referência clara ao instrumento náutico que permite governar uma embarcação, mudando uma rota.

Em outras passagens da obra, o autor volta com a alegoria, subvertendo algumas lógicas: somos convidados a pensar como peixes sábios, conscientes de estar dentro d’água, e somos chamados a dar formato à própria água. O que Heath quer dizer com tudo isso é que, quando estamos às voltas com desafios o tempo todo e somos reativos a todos eles, acabamos embarcando em uma viagem rio abaixo em que seguimos o fluxo sem nem questionar mais a origem dos problemas. É como se, ao resolver tudo o tempo todo, não resolvêssemos nada. Assim, parar tudo, saber-nos conscientes de onde estamos e usarmos o leme pode ser uma forma simples – e quase óbvia – de mudarmos não só nossa vida em casa, com amigos e filhos, como também no trabalho e na sociedade.

O esforço do livro de Heath é ser um guia que convoca a pensar na prevenção e não apenas na resolução dos obstáculos. E Heath pode se dar ao luxo de oferecer um novo modo de pensar por meio de alegorias simples porque o trabalho complicado ele já fez.

Como o próprio título sugere, o pensamento upstream é o conjunto de esforços para prevenir que problemas aconteçam, enquanto as ações de downstream se limitam a reagir a essa ocorrência. No livro, organizado em três seções, Heath apresenta três barreiras ao pensamento upstream, sete perguntas que os líderes com uma visão de futuro devem fazer a si mesmos, e finaliza com dicas de como podemos, enfim, incorporar esse mindset na prática.

Dan Heath é um conhecido palestrante do mundo dos negócios: suas obras – e as do irmão, Chip – são best-sellers do “New York Times” e do “Wall Street Journal”, traduzidas para mais de 30 idiomas e “figurinhas carimbadas” em qualquer estante de livros de negócios em quase todo o planeta. No entanto, não é preciso ser estrategista de processos, gestor de equipes ou estudante de Administração para se envolver na leitura de Upstream e sair transformado por ela a ponto de aplicar alguns conceitos no seu dia a dia. Qualquer pessoa que esteja lidando com qualquer problema para resolver em qualquer momento da sua vida vai navegar no contrafluxo proposto por Heath e sair impressionada com suas descobertas quase óbvias e, justamente por isso, geniais.

FICHA TÉCNICA

• Livro: “Upstream – A busca para resolver os problemas antes que apareçam”
• Autor: Dan Heath
• Editora: Alta Books
• Páginas: 320
• Preco: R$ 219

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas