Usiminas intensifica visão estratégica

5 de março de 2021 às 0h24

img
A Usiminas iniciou as operações em 1962 e possui um dos maiores complexos siderúrgicos da AL | Crédito: Alexandre Mota/Reuters

A WayCarbon, empresa mineira especializada em sustentabilidade, elaborou matriz de materialidade para intensificar a visão estratégica da agenda ESG na Usiminas, acompanhada de um roadmap para avanço na gestão, o que culminou na criação de uma Gerência e de um Comitê de Sustentabilidade ligados diretamente à alta direção da empresa

Reconhecida como líder no mercado de aços planos no Brasil, a siderúrgica Usiminas iniciou suas operações em 1962 e possui um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis estados do País e está presente em toda a cadeia de produção – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital.

A empresa foi a segunda indústria siderúrgica do mundo e primeira no Brasil certificada com a ISO 14001, buscando maior produtividade com menor consumo de insumos não renováveis. Em 2018, em continuidade à intensificação de suas iniciativas de sustentabilidade, dentre outras ações, contratou a WayCarbon, empresa mineira especializada em soluções para economia de baixo carbono, para realizar o diagnóstico ESG (Environmental, Social and Governance, em português, governança ambiental, social e corporativa) da Usiminas e seu posicionamento no mercado neste tema.

Por meio dessa parceria, a Usiminas atualizou e redesenhou a sua matriz de materialidade, identificando os temas ESG estratégicos para o negócio e para suas partes interessadas, traçou um roadmap para a gestão ESG, definiu diretrizes para orientar a atuação da companhia e alinhou suas práticas de transparência à Norma GRI, internacionalmente reconhecida.

Assim, em 2019, a WayCarbon desenvolveu esse trabalho com o apoio dos principais stakeholders da Usiminas, que apontaram as ações necessárias para a integração holística de práticas ESG na companhia, contando também com a solução Climas, voltada tanto à gestão dos indicadores quanto à elaboração dos relatórios de sustentabilidade que a companhia disponibiliza publicamente.

“Nossa solução Climas contempla a descentralização da coleta dos dados como emissão de GEE, consumo de água e geração de resíduos, realizada de forma coletiva na Usiminas, oportunizando a gestão de atividades com foco na melhoria contínua de desempenho em ações para a sustentabilidade e compliance da companhia ao facilitar o acompanhamento das ações e a criação de planos de ação”, avalia a gerente de estratégias da WayCarbon, Mônica Árabe.

“A agenda ESG, obviamente com outras roupagens, sempre esteve na história da Usiminas. No início, nossa preocupação com o meio ambiente e social nos levou a criar a Fundação São Francisco Xavier, entidade filantrópica voltada à educação e saúde com sede em Ipatinga (Vale do Aço). A cidade se desenvolveu em conjunto com a nossa unidade e para a qual contribuímos com um plano de urbanização que respeitasse os índices de área verde, estratégicas para preservação da qualidade de vida das pessoas”, relembra o gerente geral corporativo de sustentabilidade da Usiminas, André Chaves.

Chaves diz que, a partir da matriz elaborada pela WayCarbon, a Usiminas redesenhou seu plano de ação de melhoria contínua em sustentabilidade. Também criou a Gerência Geral Corporativa de Sustentabilidade, que responde diretamente ao CEO da companhia, além de estruturar o Comitê de Sustentabilidade, que conecta todos os diretores da empresa e demais lideranças com o viés multidisciplinar que a pauta demanda.

“Na Usiminas, a alta liderança está sempre envolvida no processo decisório da área de sustentabilidade. Com o apoio da WayCarbon, ajustamos nossa matriz de materialidade, passo importante na identificação dos temas relevantes que agora estão sendo executados com apoio direto da alta administração e compartilhados com toda a companhia”, explica.

O tema da inovação e visão de futuro estão fortemente conectados à Agenda de Sustentabilidade da Usiminas. “Sempre digo que a área de sustentabilidade precisa estar conectada com o presente, mas com os olhos no futuro. Nossa agenda é fruto de um diálogo muito forte com clientes, investidores, comunidades e colaboradores. Todas as necessidades de melhorias e inovações que buscamos vão ao encontro do nosso objetivo de garantir a perenidade aos negócios, em sinergia com o meio-ambiente e as comunidades”, avalia Chaves.

Sustentabilidade na prática – Ao longo dos últimos cinco anos, a plataforma de ação Usiminas Mobiliza estreitou, ainda mais, o relacionamento da companhia com as comunidades por meio de parcerias e, especialmente, resultados sustentáveis.

Por meio do uso da Siderbrita, coproduto gerado a partir da escória de aciaria e repassado às prefeituras por meio do programa Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale, foram recuperados mais de 3 mil quilômetros de estradas rurais e vicinais, beneficiando cerca de 1,3 milhão de pessoas no Leste mineiro.

Na frente Usiminas Mobiliza Todos pela Água, também parte integrante do programa, foram recuperadas 4.590 nascentes e plantadas cerca de 1,13 milhão de mudas. Por fim, no programa Usiminas Mobiliza pelo Trabalho, cerca de 50 apenados do presídio de Timóteo trabalham em uma fábrica de blocos intertravados como parte do processo de ressocialização e gerando até 750 metros quadrados de blocos por mês a partir de matéria prima doada pela Usiminas. 

“A Usiminas está sempre conversando com seus diversos públicos de relacionamento para compreender as necessidades de melhorias e inovações. Quando olhamos para o público interno, percebemos o avanço das políticas inclusivas da companhia, como a criação da nossa política de diversidade e inclusão, que são fruto da convergência dos nossos valores com as demandas do nosso tempo e integram nossa agenda de sustentabilidade para as próximas décadas”, destaca Chaves.

“O ano de 2020 foi totalmente voltado à preservação da vida, o que reforça nosso compromisso com resultados sustentáveis. Na Usiminas, vislumbramos fortalecer cada vez mais nossos cuidados com a qualidade e segurança dos processos, mantendo-nos na relação de ganha-ganha entre sociedade e governos cada vez mais equilibrados”, finaliza o executivo.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail