Negócios

V.tal planeja expandir rede em Minas

V.tal planeja expandir rede em Minas
Marquez queremos mostrar os benefícios do uso da rede neutra da V.tal para os mineiros | Crédito: Renata Mello

A necessidade urgente de digitalização dos negócios e das casas no período da pandemia e a sequente onda de mudança das pessoas das grandes para as menores cidades com boa infraestrutura permitida pelo trabalho remoto, acelerou a expansão da internet para o interior do Brasil.

Nessa onda, a V.tal, que surgiu a partir do desmembramento dos negócios da Oi durante o processo de recuperação, mira Minas Gerais. A empresa, especializada em fibra óptica, já está presente em 11 cidades: Divinópolis, na região Centro-Oeste; Montes Claros, no Norte de Minas; Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha, no Sul de Minas; Ubá, na Zona da Mata; Nova Lima, Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); e Sete Lagoas, na região Central; além da própria Capital.

De acordo com o diretor de Marketing da V.tal, Rafael Marquez, dos 15 milhões de domicílios hoje atendidos pela tecnologia da empresa, 1,6 milhão são mineiros, sendo 500 mil em Belo Horizonte.

“Somos uma rede de fibra óptica neutra, compartilhável, portanto não atendemos o cliente final, mas sim as operadoras de telecom que pagam por domicílio atendido. As operadoras podem alugar a nossa rede evitando os custos e o trabalho de cada uma precisar ter a sua própria rede, assim liberando para que elas cuidem do que é realmente o seu negócio: o atendimento ao cliente”, explica Marquez.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A V.tal foi lançada ao mercado em agosto de 2021 e, desde então, fechou mais de 20 novos contratos de soluções de rede neutra FTTH (fiber-to-the-home), somando em sua base de clientes mais de 400 contratos de atacado entre operadoras e provedores de internet. Dessas 20 parceiras, cinco têm sede em Minas Gerais.

Para o avanço da rede, a promessa é contar com empresas parceiras regionais, fazendo a capacitação da mão de obra local. Além da Oi, são clientes da V.tal as empresas Vero, Datora, Master, SoftX, Voa, EasyTV, entre outros.

“Queremos nos aproximar dos provedores mineiros para mostrar os benefícios do uso da rede neutra da V.tal, que se apresenta como a maior infraestrutura de fibra óptica do País, com cerca de 400 mil quilômetros. Entendemos que a fibra óptica é a tecnologia para levarmos a hiperconectividade a todos os lugares. Até agora as grandes operadoras não tinham interesse nas cidades mais distantes ou espaços isolados porque tinham que fazer todo o investimento em infraestrutura. Com a possibilidade do compartilhamento da rede, tanto elas como os provedores locais barateiam os custos, investem mais na experiência do cliente e assim poderemos, em breve, ter realmente todo o País conectado com qualidade”, destaca o diretor de Marketing da V.tal.

A meta da V.tal é investir R$ 30 bilhões até 2025, alcançando 32 milhões de casas atendidas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas