Vaccinar lança chatbot com inteligência artificial

Os desafios de uma empresa são muitos, não basta desenvolver um produto de qualidade para ter sucesso, é preciso estar atenta às transformações do mercado e entender as necessidades e dores dos seus clientes. E isso é o que tem feito a Vaccinar – empresa de nutrição animal, posicionada entre as líderes do setor no Brasil -, sediada em Belo Horizonte, com unidades em Bom Despacho e Martinho Campos, na região Centro-Oeste, Nova Ponte, no Alto Paranaíba, Toledo (PR) e Pinhais (PR).
A companhia, no mercado há 40 anos, está intensificando seus investimentos em tecnologia com o propósito de agilizar seu atendimento. Em 2021, a empresa está trabalhando em 20 projetos, dos quais 11 têm relação direta com tecnologia e satisfação do cliente.
Em 2020, a Vaccinar lançou seu chatbot voltado para o atendimento a seus representantes comerciais. Por meio de inteligência artificial, o robô responde a um menu de comandos, o que faz com que a pessoa possa interagir e receber informações atualizadas de diversos serviços, como: previsão de data de faturamento, solicitação de laudos, emissão de 2ª via de nota fiscal, dentre outros. Tudo isso de forma muito rápida. Essa tecnologia vem agregando agilidade e inteligência aos processos da companhia. A Vaccinar é a única empresa de nutrição animal que disponibiliza um chatbot com inteligência artificial. E, em breve, a ferramenta será disponibilizada para o cliente, via site e WhatsApp.
Outra inovação prevista é o aplicativo Vaccinar para acesso, via computador ou smartphones, que embarcará vários serviços, entre eles o de monitoramento de entregas, também conhecido como “tracking de entregas”. A ideia é que, com o tempo, o rol de serviços disponíveis aumente, buscando facilitar a vida do representante comercial e do cliente. E o chatbot vai acompanhar toda essa evolução.
A companhia também vai implementar uma série de ferramentas que integrará o serviço de Assessoria Técnica Especializada da Vaccinar, que tem o papel de agregar valor aos processos produtivos dos clientes, aumentando a confiança na relação de parceria e consequentemente, aumentando a sua fidelização com a empresa.
Para o gerente de TI da Vaccinar, Marcus Tonini, que está à frente de boa parte dos projetos previstos, as pessoas estão cada vez mais digitais em razão da praticidade, o que também acontece no campo. “Isso já ocorria antes mesmo da pandemia e desde então, foi intensificado, acelerado”.
Já para a Gerente de Marketing da Vaccinar, Carla Tavares, a pandemia tem mostrado que o atendimento e o acesso às informações da empresa precisam ser realizados independentemente da localização física do cliente e da pessoa que o atende. “Em tempos de distanciamento social, a palavra proximidade ganha um novo significado. É importante se fazer presente junto ao cliente, de se importar com as suas necessidades e de oferecer o apoio que ele quer ou precisa. Só que a forma de se relacionar varia conforme o perfil de cada um, seja virtual ou presencial, o fato é que o atendimento precisa ser de qualidade”, conclui.
Com o objetivo de atender melhor o cliente, a Vaccinar tem adotado o atendimento híbrido, que combine uma atuação a distância (on-line), seja com videochamadas ou WhatsApp, com a presencial. “É importante que o cliente escolha a forma de atendimento que melhor lhe convier”, complementa Carla Tavares.
Diante desse cenário de transformações tecnológicas, a Vaccinar escolheu para 2021, o tema “Conectado com Você” como mote de sua comunicação. E para estar próxima e conectada com parceiros e clientes, a tecnologia tem papel fundamental.
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