Vahpt oferece atendimento rápido e eficiente

Aplicativos para compras de alimentos, bebidas e produtos já não são mais novidade. Plataformas de marketplace muito menos. Mas e se a ferramenta unisse todas estas comodidades, incluindo prestadores de serviços, e ainda desse a opção de retirada no local ou atendimento agendado?
Esta é a proposta do Vahpt, aplicativo lançado pela startup mineira Lemon 360 há dois meses e que chega para revolucionar o mercado, a partir do conceito de um atendimento rápido e eficiente, independentemente do tamanho da empresa ou segmento de atuação. É o que explica o CEO da spin-off da Lemon 360, Rafael Alves.
“Eu tive a ideia em 2012, mas sabia que o mercado ainda não estava preparado para algo do tipo. O tempo passou, amadurecemos o produto e, em fevereiro do ano passado, iniciamos o desenvolvimento do projeto. O objetivo era lançá-lo em meados de 2020, processo que acabou sendo um pouco antecipado pelas medidas de distanciamento social em combate ao novo coronavírus (Covid-19)”, afirmou.
Com curto tempo de operação e ainda em fase de captação de parceiros e clientes, a plataforma já conta com quase 100 estabelecimentos cadastrados e mais de mil usuários. A meta é chegar ao final de 2020 com 700 estabelecimentos cadastrados e 5 mil usuários ativos.
As estimativas são de que o investimento no desenvolvimento da plataforma tenha chegado a R$ 200 mil e o valor de mercado já chega a R$ 2 milhões.
Segundo Alves, embora o aplicativo tenha sido desenvolvido para operar de forma global, o foco neste primeiro momento está na capital mineira. Apesar disso, a ferramenta já está ativa em outras cidades do Estado como Contagem (RMBH), Conselheiro Lafaiete (Central), Araxá (Alto Paranaíba) e também em Olímpia, no interior de São Paulo.
“São novas formas de consumo que conjugam com a vida corrida que as pessoas levam hoje. Ao mesmo tempo que querem a comodidade de receber o produto em casa, também podem optar por retirá-lo sem custo, mas, ao mesmo tempo, sem enfrentar filas. Ou ainda chegar ao restaurante e ser atendido imediatamente, já tendo enviado pela plataforma todos os seus pedidos”, exemplificou.
Do ponto de vista dos estabelecimentos, conforme o executivo, os benefícios também são atrativos, como a possibilidade de realizar vendas para retirada (no balcão ou no sistema drive thru), delivery ou ambas as opções; e também de receber os pagamentos pelo aplicativo ou diretamente na loja; além de taxas mais baixas que a concorrência e até gratuidade da plataforma até o fim deste exercício.
“Justamente pelo cenário difícil imposto pela pandemia, colocamos condições comerciais bastante favoráveis visando não apenas a adesão dos comerciantes e prestadores de serviços, mas também como uma forma de ajudar a economia girar. Quem define essas configurações são os parceiros e no caso do delivery, a entrega é feita pela própria empresa, o que nos permite a cobrança de uma taxa menor”, explicou.
Neste primeiro momento, no caso de o parceiro optar por receber o pagamento diretamente, não há cobrança de taxa para utilização da plataforma – benefício com vigência até dezembro. Já para os clientes que optarem por receber o pagamento pelo aplicativo, conforme o empresário, as taxas vão de 6% a 10% sobre o valor da venda.
“O Vahpt surge ainda como um aliado daquelas empresas que ainda não estavam preparadas para a digitalização das vendas. Além de simplificar o processo, a ferramenta reduz os custos e ainda faz a gestão dos pedidos, coisa que as redes sociais não fazem”, destacou.
Ouça a rádio de Minas