Negócios

Vale do Jequitinhonha recebe lojistas para conhecer artesanato

Expedição do Sebrae Minas vai levar 13 lojistas nacionais para conhecerem de perto a identidade e cultura da região e estimular novas oportunidades negócios
Vale do Jequitinhonha recebe lojistas para conhecer artesanato
Crédito: Divulgação

Na próxima semana, entre os dias 14 e 19 de agosto, um grupo de treze lojistas de diversas regiões do País vai embarcar em uma expedição para imergir no artesanato e na cultura do Vale do Jequitinhonha. Denominada “Trip to Origin”, ou “Viagem para a Origem”, a iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), com objetivo de valorizar a autenticidade e as raízes do artesanato regional, fomentando vendas e oportunidades de negócios inovadoras.

Partindo de Belo Horizonte, o roteiro inclui as cidades de Diamantina, Turmalina, Campo Alegre, Campo Buriti (distritos de Turmalina), Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Araçuaí e Santana de Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes), até chegar a Teófilo Otoni.

Ao longo de cerca de 1.300 quilômetros, os lojistas serão imersos nas tradições da cerâmica, bonecas, tecelagem, bordados e produtos característicos do Vale do Jequitinhonha, feitos a partir de capim dourado, fibra e madeira.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, diz que a “Trip to Origin” nas Rotas de Artesanato do Vale do Jequitinhonha tem quer revelar os métodos de produção, a proveniência do artesanato e as circunstâncias locais, aproximando os compradores da história e cultura. Ele enfatiza que esta é uma oportunidade singular para desbravar o artesanato em sua forma mais autêntica.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Entre os participantes desta expedição há lojistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Goiás, Florianópolis, Porto Alegre e Maceió. O presidente ressalta que edições passadas da viagem já permitiram resultados notáveis em termos de negócios para os artesãos mineiros. Nesta edição, a expectativa é elevar ainda mais o patamar das vendas, conferindo destaque e visibilidade aos produtos artesanais nas vitrines de todo o território brasileiro.

*estagiária sob a supervisão da edição.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas