Negócios

Vallourec fornecerá produtos para projeto petrolífero da Shell na Bacia de Santos

O contrato assinado entre a Vallourec e a Shell inclui, por exemplo, o fornecimento de tubos sem costura com conexões premium
Vallourec fornecerá produtos para projeto petrolífero da Shell na Bacia de Santos
Foto: Schmidt Studio

A Vallourec fornecerá produtos e serviços para as operações da Shell no desenvolvimento do Orca, projeto petrolífero de águas profundas, anteriormente denominado Gato do Mato, localizado na área do pré-sal da Bacia de Santos. Mais de 95% da produção será realizada em Minas Gerais.

Resultado de um processo licitatório, o contrato assinado entre as empresas contempla o fornecimento de produtos tubulares para a indústria petrolífera (OCTG, do inglês Oil Country Tubular Goods) e serviços relacionados.

O acordo compreende o escopo completo de produtos da Vallourec, incluindo tubos sem costura com conexões premium VAM® para aplicação offshore, com diâmetros de 4,5” a 18”, fabricados em aço carbono e aços resistentes à corrosão, e acessórios associados.

O acordo também abrange serviços físicos e digitais, onshore e offshore, como planejamento colaborativo, coordenação de materiais, pré-embarque, supervisão offshore, inspeção de retorno de sonda e reparo, para garantir maior eficiência operacional e suporte técnico especializado.

O início da perfuração do Orca está previsto para abril de 2027, e a operação planeja perfurar dez poços, com estimativa de utilização de 12 a 15 mil toneladas de tubos, conforme a Vallourec. Operado pela Shell, o projeto tem estimativa de iniciar a produção em 2029, com capacidade instalada de 120 mil barris de petróleo por dia.

“Recentemente, conquistamos um contrato para fornecimento de dutos de condução nesse mesmo projeto e o novo contrato demonstra a capacidade da Vallourec de apoiar seus clientes em toda a cadeia de valor”, disse o presidente do Conselho Administrativo e CEO do Grupo Vallourec, Philippe Guillemot, em comunicado nesta segunda-feira (12).

“Ele confirma a relevância das conexões premium VAM® no Brasil e a expertise da Vallourec Tubular Services (VTS) para oferecer um conjunto abrangente de serviços que complementam nossa oferta de tubos sem costura premium”, complementou.

Jeceaba e Barreiro devem concentrar a produção

Segundo a Vallourec, todos os produtos que constam no contrato assinado com a Shell serão produzidos no Brasil, sendo mais de 95% nas unidades de Jeceaba, em município de mesmo nome, na região Central de Minas Gerais, e do Barreiro, em Belo Horizonte. Já o restante será fabricado por meio de parcerias.

Tanto a usina de Jeceaba quanto a do Barreiro são focadas na produção de tubos de aço sem costura. A primeira atende ao setor de petróleo e gás. A segunda fornece para os setores petrolífero, industrial, automotivo, de energia e da construção civil.

Além dos parques siderúrgicos, a Vallourec dispõe de uma unidade florestal no Estado, que fica em Curvelo, também na região Central, e uma unidade de mineração, a Mina Pau Branco, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Ainda no território brasileiro, a empresa, de origem francesa, tem unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. Globalmente, está presente em 20 países.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas