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Vão intensificará a captação ativa de projetos em 2022

Vão intensificará  a captação ativa de projetos em 2022
Exposição Grandes Formatos do pintor Leo Brizola marcou presença no Vão, instalado no 2º andar do Diário do Comércio | Crédito: Fernanda Mendes

Concebido a partir da percepção da fotógrafa Michelle Mulls de que Belo Horizonte precisava e merecia mais espaços voltados para o desenvolvimento de projetos de economia criativa, o hub criativo Vão, instalado no segundo andar do DIÁRIO DO COMÉRCIO, no bairro Nova Esperança (região Noroeste), movimentou a área cultural da capital mineira em 2021. 

Mais do que um coworking com pontos de trabalho e salas de reuniões, o espaço de 485 metros quadrados recebeu exposições, produção de conteúdos audiovisuais, cursos de artes plásticas, além dos já tradicionais trabalhos fotográficos da idealizadora do projeto.

Para 2022, os planos vão além. Segundo Michelle Mulls, o planejamento inclui a intensificação das locações a partir da captação ativa de projetos de diferentes áreas, de um calendário mais recorrente de exposições e cursos, bem como da continuidade das produções audiovisuais. Coproduções também estão nos planos.

“Existe a possibilidade de realizarmos algumas ações em parceria com outras galerias, em um modelo de correalização que já é recorrente em São Paulo, mas ainda não muito difundido em Belo Horizonte. Trata-se da divisão de espaços entre curadores de mesmos interesses. Vamos realizar projetos neste formato”, adianta.

Outra proposta é continuar aliando a produção de conteúdo do DC ao que acontece no hub criativo, expandindo o alcance dos projetos. A ideia é mostrar a movimentação econômica que cada ação proporciona, bem como apresentar as empresas e setores envolvidos, fortalecendo de um lado e do outro a percepção sobre a importância da economia criativa para o desenvolvimento econômico e social de Belo Horizonte e de Minas Gerais.

“Tivemos ações em 2021 que envolveram mais de 100 pessoas de diferentes setores. São empresas que movimentam o mercado e nem sempre possuem a visibilidade adequada. O DIÁRIO DO COMÉRCIO pode auxiliar nessa disseminação e, ao mesmo tempo, agregar valor à sua produção de conteúdo, dada a importância dos pequenos produtores para a economia”, avalia.

Projetos realizados

Entre os projetos realizados no Vão desde maio, quando entrou em operação, houve a gravação de três clipes musicais da cantora Azzula; a gravação da apresentação digital da marca Vista Nove para o BR Immersive Fashion Week; o show de comemoração do aniversário de 3 anos do Tranquilo BH; a gravação do desfile da marca LED para o SPFW; a parceria com o BORA Experiências para a realização de aulas de pintura; a exposição Grandes Formatos do pintor Leo Brizola; a exposição Vozes que Ecoam por Cidadania da ONG Ceduc; o POP UP VÃO, evento que reuniu empresas do setor de moda, arte e design para apresentação e comercialização dos trabalhos; além de gravações de lives, vídeos, produção de conteúdo e trabalhos fotográficos de vários profissionais da capital mineira, como o editorial da marca DOX para a revista Olho Magazine.

Neste sentido, para a idealizadora do Vão, contou e continuará contando a favor do espaço sua localização, fora do eixo Centro-Sul, porém ainda muito próximo do hipercentro da Capital e de fácil acesso, inclusive, para quem chega de outras cidades por meio do Anel Rodoviário ou pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. E também o baixo custo.

“O Vão é um espaço amplo, que permite a execução de diferentes projetos, e ainda oferece custos acessíveis. A recepção do mercado tem sido muito positiva pela junção de todas essas características, das ações trazidas de outros estados e que, nem sempre, encontravam locais adequados em Belo Horizonte para realização, e do trabalho intenso de profissionais ligados às áreas cultural, musical e artística que atuam comigo. Partimos do conceito arquitetônico de que em um vão cabe tudo e no próximo ano entregaremos muito mais”, conclui.

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