Lives commerce: aprenda como transformar transmissões em oportunidades de negócio

As chamadas lives commerce estão revolucionando o comércio eletrônico ao combinar interação com conveniência. Nesse tipo de conteúdo, o apresentador demonstra produtos e responde dúvidas em tempo real do público que assiste à transmissão ao vivo. Além disso, com um simples clique, a pessoa pode adquirir o produto sem sair de casa. A estratégia se soma ao modelo omnichannel, que integra lojas físicas, virtuais e canais de comunicação.
A modalidade também se conecta justamente à predisposição atual do brasileiro de fazer compras a partir da publicidade digital, com 73% dos consumidores já tendo comprado algo, influenciados por personalidades digitais, segundo a agência Marco.
“As lives criam experiências personalizadas, promovem transparência e fortalecem a conexão emocional entre marcas e consumidores. Esse engajamento não apenas humaniza as empresas, mas também contribui para a construção de relacionamentos sólidos e duradouros, algo essencial em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma o country Manager da Indigitall, Victor Okuma.
“Essa dinâmica é uma oportunidade para empresas se diferenciarem, oferecendo mais do que um produto: uma experiência que agrega valor, fideliza o público e potencializa a percepção de confiança e credibilidade no mercado”, acrescenta.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Como aproveitar melhor o potencial das lives commerce
Ouça seu público
Descubra o que sua audiência quer ver na live. Quando o seu público se sente parte da construção, o engajamento aumenta consideravelmente. Invista, por exemplo, na interação durante a transmissão ao vivo.
Aposte no rosto certo na live
Escolha influenciadores que dominem a arte de interagir e vender ao vivo. O apresentador deve entender os produtos e conectar-se com o público de forma autêntica.
Seja estratégico com o horário das transmissões ao vivo
Não concorra diretamente com lives de marcas semelhantes. Escolha horários em que a sua audiência esteja mais propensa a participar. Atenção também aos períodos de pico de visualização, como finais de semana ou feriados.
Crie expectativa
Use todos os seus canais para aquecer o público antes da live. Divulgue horários, promoções e quem estará apresentando.
Garanta uma experiência impecável
Do suporte técnico à logística, cada detalhe conta. Certifique-se de que o estoque está alinhado e que o pós-venda ofereça agilidade e transparência. Isso tudo irá potencializar a experiência do cliente
Tecnologia com domínios personalizados
Hoje, existem plataformas e aplicativos intuitivos que permitem criar suas próprias lives commerce, em domínios personalizados. Essas ferramentas facilitam a integração de recursos como chat ao vivo, pagamentos instantâneos e acompanhamento em tempo real, tornando a experiência mais fluida para o consumidor e para o vendedor.
Omnicanalidade
O grande segredo para o sucesso de uma live commerce está além do ao vivo. Você deve atrair os participantes, assim como integrar todos os aspectos da jornada de compra, incluindo a retenção e efetivação das compras, com canais de atendimento eficientes.
Colaborador
Ouça a rádio de Minas