Negócios

Veja os destaques do ‘Curtas’ desta quinta (25/05)!

Veja os destaques do ‘Curtas’ desta quinta (25/05)!
Levantamento da Abrasce aponta que 831 marcas inauguraram lojas em shoppings no primeiro trimestre de 2023 | Crédito: Enviada por Serifa Comunicação

Divino Fogão cresce 35% com delivery

Com mais de 200 pontos de vendas, que incluem restaurantes físicos e darkkitchens, o Divino Fogão obteve uma alta em seu desempenho com as vendas via delivery no primeiro trimestre de 2023. A rede cresceu 35% no faturamento com o sistema de entrega em domicílio se comparado com o mesmo período de 2022. Além disso, a marca teve um incremento de 20% no faturamento total de janeiro a março deste ano.

Durante o primeiro trimestre, o Divino Fogão expandiu sua atuação e inaugurou cinco operações. Para o próximo trimestre, a rede de comida da fazenda preparou diversas novidades, que incluem a abertura do primeiro restaurante dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em junho; novos cardápios de saladas e pratos quentes; e associação a duas novas marcas de fast-food para a ampliação de ofertas via delivery.

Brasil lidera ranking na América Latina

A Aon plc, líder global em serviços profissionais, atualizou o relatório patrocinado pela empresa e realizado pela TTR Data sobre o mercado de fusões e aquisições (M&A) na América Latina, agora trazendo os dados referentes aos primeiros três meses de 2023. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de transações na região registrou queda de 39%, enquanto o montante agregado diminuiu 69%.

Ao todo, foram 604 processos de fusão e aquisição no primeiro trimestre, com um valor total de US$ 7.904 bilhões. O Brasil liderou o ranking de países com mais transações no continente, foram 370 negociações e US$ 4.771 bilhões de capital mobilizado no trimestre, uma queda de 46% e 65%, respectivamente.

Em segundo lugar, o Chile registrou 84 transações, um aumento de 9%, mas uma queda de 66% no valor agregado, com US$ 1.581 milhão.Nesse primeiro trimestre de 2023, destaca-se a venda das participações da Vale na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) para a ArcelorMittal, transação avaliada em US$ 2.200 bilhões.

Minas possui mais de 200 espaços de coworking

Dados do “Censo Coworking 2023 – Uma análise Woba do mercado brasileiro”, realizado anualmente pelo maior marketplace de coworkings da América Latina (www.woba.com.br) indicam que o Estado de Minas Gerais possui 231 espaços colaborativos de trabalho. A pesquisa mostra ainda, na visão nacional, que o número de aberturas de coworkings aumentou 63% entre 2019 e 2023, totalizando mais de 2,4 mil espaços no Brasil.

Considerada a principal fonte de informação sobre coworkings no Brasil, a Woba conta com uma plataforma composta por diferentes redes de coworkings e espaços únicos, e reúne 1,6 mil unidades em mais de 250 cidades brasileiras. No entanto, para o “Censo Coworking 2023 – Uma análise Woba do mercado brasileiro”, a startup ampliou seu banco de dados e incluiu demais espaços no País, considerando os 2,4 mil empreendimentos do segmento.

O último estudo desse mercado realizado no Brasil foi em 2019, o que permite uma avaliação de cenário pré e pós-pandêmico. Com relação aos custos e faturamento, os dados sugerem que os coworkings estão se mantendo financeiramente viáveis, mesmo quando o faturamento é modesto.

A partir de todos os dados analisados e considerando que há variações, a média de lucro anual é de R$ 115 mil em 2022, número superou em 6,5% os números pré-pandêmicos de 2018, enquanto o faturamento anual médio de R$ 305 mil foi 4,4% menor, considerando-se o mesmo período. O custo anual médio da operação é de R$ 191 mil.

Uberlândia Shopping incrementa mix de lojas

Com o propósito de oferecer um mix completo e democrático a seus clientes, o Uberlândia Shopping segue atraindo novas marcas. Uma delas é a Havanna, sinônimo de cafés, alfajores e o tradicional Dulce de Leche.

A marca argentina, localizada no piso 1, está repleta dos tradicionais produtos como os alfajores, tabletes de chocolate, panetones e o dulce de leche, que fazem sucesso entre os consumidores para encontros familiares, de negócios e em datas especiais com itens presenteáveis. Ainda no segmento de alimentação, os clientes podem contar com outra delícia: Bem Querer Donuts.

Os sabores variam desde os mais tradicionais, como açúcar e canela, chocolate, doce de leite, até os mais sofisticados, como red velvet e capuccino. A loja está no piso 2. Já no segmento de cosméticos, produtos de higiene e beleza, o empreendimento tem duas novas lojas: a Natura, uma das maiores marcas de cosméticos do Brasil, localizada no piso 1, com um amplo portfólio, e a Perpétua Cosméticos, no piso 1, com quase 3 mil metros e mix com marcas nacionais e internacionais.

Outra marca de sucesso que em breve vai aterrissar no Uberlândia Shopping é a NBA Store. Com milhões de fãs no Brasil, os clientes terão acesso a milhares de itens como regatas das equipes, itens de vestuário, bolas, bonés, acessórios e linha infantil, entre diversos produtos licenciados e oficiais da NBA Store.

Fretadão registra crescimento de 72%

Ao longo do último ano, o Fretadão, startup de tecnologia que atua na gestão do transporte fretado, tem visto o seu nível de atuação pelo território nacional aumentar de maneira expressiva. Atualmente, são atendidas 56 cidades de 16 estados brasileiros (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal). No total, são 207 linhas que beneficiam colaboradores de 88 organizações clientes com conforto, segurança e pontualidade.

Os números são bem maiores em relação ao que se observava um ano atrás. Em março de 2022, o Fretadão oferecia 105 linhas para atender 51 clientes. Essas operações aconteciam em 37 cidades de 13 estados brasileiros.O expressivo crescimento ao longo dos meses deve-se ao forte trabalho da startup para consolidar a presença do serviço nos estados do Pará, de Pernambuco, do Maranhão, de Goiás e de Minas Gerais e nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas e Rio de Janeiro.

O Fretadão faz a gestão do transporte fretado de ponta a ponta, otimizando os custos da empresa com o deslocamento da equipe, enquanto cria condições para que essas pessoas cheguem ao trabalho mais descansadas, ou seja, com maior capacidade para criar e produzir. A ferramenta conta com dispositivo IoT embarcado e tecnologia própria de rastreamento nos ônibus e vans, controle de acesso, escala dos veículos e roteirizador, com base no endereço de origem e de destino dos usuários.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas