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E-commerce é tendência, mas requer cuidados

Avanço constante da digitalização impõe a necessidade de os empreendimentos aderirem à tendência global, mas não basta lançar um site. Entenda!
E-commerce é tendência, mas requer cuidados
Crédito: Adobe Stock

Importante ferramenta de vendas, o e-commerce exige cuidados e o mesmo nível de atenção que uma loja física, no que se refere a atendimento, ambiente de compras e segurança. Realizar compras on-line se tornou um hábito de diversos consumidores pelas facilidades possibilitadas por estes canais, mas é preciso que empreendedores e lojistas empenhem cuidados em aspectos essenciais à jornada do cliente. Caso contrário, podem ser grandes os desafios para o crescimento do negócio.

O avanço constante da digitalização impõe a necessidade de os empreendimentos aderirem a essa tendência global. E é comum ver empreendedores acreditando que, por ser uma tendência mundial, simplesmente lançar um site garantirá vendas automáticas. Mas não é bem assim.

A pesquisa “E-commerce Trends 2024″ revelou que 62% dos clientes fazem entre duas a cinco compras on-line por mês, com 85% dos brasileiros realizando pelo menos uma compra por mês na internet. Diante desse cenário, é crucial que os empreendedores compreendam que o e-commerce demanda a mesma atenção dada a uma loja física, especialmente no que diz respeito ao atendimento e ao ambiente de compra.

E-commerce: o que evitar:

  • Falta de pesquisa de mercado: os preços dos produtos ou serviços do e-commerce não podem destoar do valor usual praticado pelo mercado. Uma pesquisa aprofundada sobre o segmento e as práticas dos concorrentes é essencial antes de lançar a plataforma;
  • Frete não competitivo: valores incoerentes de frete são frequentemente responsáveis pelo abandono de carrinhos. Oferecer preços acessíveis de frete contribui para a retenção de usuários;
  • Demora na entrega: atrasos nas entregas, seja por problemas logísticos ou de estoque, podem afastar clientes. Cerca de 69% dos consumidores são menos propensos a retornar a uma empresa se um item não for entregue no prazo;
  • Falta de ofertas para incentivar a primeira compra: promoções e cupons de desconto são estratégias valiosas para atrair e incentivar novos clientes. Negligenciar essas ofertas pode dificultar a atração e retenção de usuários.

Evitar esses erros requer um plano estratégico robusto e a compreensão de que um e-commerce demanda a mesma atenção dada a uma loja física. Além disso, contar com ferramentas de mensuração é essencial para adaptar estratégias e garantir resultados escaláveis.

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*Estagiária sob supervisão da edição

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