Negócios

Vendas de veículos seminovos e usados cresceram 4,7% em Minas Gerais

Vendas de veículos seminovos e usados cresceram 4,7% em Minas Gerais
No quarto mês do ano, o avanço nas vendas de usados e seminovos chegou a 31,4% se comparado com abril de 2023 | Crédito: Reprodução AdobeStock Studio Romantic

As vendas de veículos seminovos e usados, em Minas Gerais, registraram alta de 4,7% ao longo dos primeiros cinco meses do ano. Assim, foram negociadas 767,1 mil unidades. Para manter os resultados positivos e atrair clientes, o setor vem investindo no atendimento qualificado, na valorização do usado para troca e também em condições mais atrativas.

De acordo com o presidente da  Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (Assovemg), Glenio Leonardo de Oliveira Junior, as vendas do setor, em 2024, crescem devido ao preço mais acessível dos veículos, quando comparado com os novos, e também pelas melhores condições de financiamento.

“Há no mercado opções de veículos usados e seminovos de alta qualidade e, isso, ajuda a aumentar as vendas. Em 2024, as condições de juros estão melhores e também contribuem para um resultado positivo”. 

Ainda conforme Oliveira, as lojas associadas à Assovemg também estão investindo na atração dos consumidores para, assim, efetuar as vendas. “As lojas estão oferecendo taxas de juros baixas e estão pagando melhor no veículo usado na troca. Além disso, há um trabalho forte para um atendimento diferenciado. O atendimento é primordial para a tomada de decisão dos clientes”. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Queda em maio

Apesar do resultado positivo no ano, em maio, frente a abril, as vendas de veículos usados e seminovos (automóveis, motos, comerciais leves e pesados e outros) caíram em Minas Gerais. Conforme a  Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a retração foi de 7,7%. Na comparação com igual período do ano passado, a queda ficou em 3,5%. Ao todo, em maio, as negociações somaram 159.464 unidades. 

Oliveira explica que em abril, as vendas foram surpreendentes. No quarto mês do ano, o avanço na comercialização chegou a 31,4% se comparado com abril de 2023, somando, então, 172.758 unidades. No confronto com março, o incremento foi de 19,8%.

“A retração é resultado do menor estoque das lojas, que tiveram um aumento expressivo das vendas em abril e dificuldades de repor os estoques em maio. Apesar da queda, no mês, as expectativas são favoráveis para o restante do ano”.

Vendas de veículos podem ser recordes em 2024

Conforme explica Oliveira, a estimativa é encerrar o ano com recorde nas vendas de veículos, superando a 1,8 milhão de unidades comercializadas em 2023 no Estado. 

“Nossa expectativa é de um segundo semestre ainda melhor. Continuamos otimistas e vamos bater recorde de vendas. Além dos esforços dos lojistas para atender bem os clientes, as grandes locadoras de veículos trocam boa parte da frota no segundo semestre, isso, com certeza, coloca uma maior oferta de seminovos no mercado. Então, é um fator muito bom para as vendas. Esperamos encerrar o ano com cerca de 2 milhões de veículos seminovos e usados comercializados”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas