Negócios

Venuxx desenvolve solução de logística personalizada

Venuxx desenvolve solução de logística personalizada
De acordo com Gomes, o modelo de negócio da Venuxx é focado na experiência do cliente | Crédito: Divulgação

O boom do e-commerce brasileiro e mundial durante a pandemia jogou luz sobre um aspecto que parecia pouco relevante para muitos varejistas: a logística, especialmente a batizada como “logística de última milha”, ou seja, aquela encarregada de chegar à porta do consumidor.

O que parecia só mais uma etapa do processo, ganhou peso na experiência dos consumidores. Cada vez mais exigentes, eles não estão dispostos a ouvir que o atraso ou o produto quebrado é problema da transportadora. Por isso, e-commerces experientes ou novatos precisam, sim, ter no clique do pagamento aprovado apenas o começo da sua relação com o cliente.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, o crescimento de vendas foi de 69% na comparação com 2019, elevando a participação do e-commerce no faturamento total do varejo de 5% no final de 2019 para um patamar acima de 10% em alguns meses do ano passado.

E assim foi embalado o crescimento da Venuxx. Lançada em Belo Horizonte ao ser investida pelo programa BMG UpTech, a startup promete uma solução de logística personalizada, capaz de conectar uma rede de mulheres especialistas e capacitadas – e seus veículos – para atuar como plataforma de entrega de alto valor agregado.

Também de acordo com a Neotrust, 2021 promete ser um ano ainda mais especial para o comércio eletrônico. No primeiro trimestre do ano foi registrado crescimento de 72,2% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 35,2 bilhões em vendas. E, para completar, março foi o melhor mês da história do comércio via web no Brasil.

De acordo com o CEO da Venuxx, Diogo Gomes, o modelo de negócio é focado na experiência do cliente. Nos últimos 12 meses, a empresa superou 40 mil entregas e mais de R$ 10 milhões em cargas transportadas. Está presente em todos estados, exceto no Acre, e, entre janeiro e junho, aumentou seu tamanho em cinco vezes.

“No início o objetivo era prestarmos um serviço direto para a consumidora final, como um ‘uber feminino’, com motoristas e clientes mulheres. Com a pandemia, porém, precisamos nos reinventar. Percebemos que, com as pessoas em casa e o aumento das compras remotas, a logística era uma etapa determinante para o varejo, mas que permanecia negligenciada. Notamos que tínhamos um grande valor a oferecer na etapa chamada ‘última milha’ para empresas que têm produtos premium e cujo ganho não está no volume, mas na diferenciação”, explica Gomes.

A Venuxx fornece aos contratantes um software customizado para a gestão logística, com otimização de rotas e CRM para a comunicação com os consumidores. Os serviços são prestados em conformidade com as normas e demandas específicas de cada setor ou empresa. Os principais segmentos atendidos pela Venuxx são joias, cosméticos, moda, tecnologia, chocolates finos, entre outros. Hoje o maior volume de entrega está em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

“É uma logística customizada, não temos uma tabela padrão. Nossos clientes são as empresas. Atendemos empresas nacionais, por isso temos soluções nacionais. A ideia é que os clientes dessas empresas querem algo diferenciado e humanizado. Nossas motoristas, que chamamos ‘especialistas’, são treinadas para isso. Na compra de um sapato, já pode levar os números próximos para fazer a troca na hora, por exemplo. Dificilmente a consumidora se sentiria à vontade para deixar um homem esperando dentro da sua casa enquanto ela experimentasse o sapato. Já com uma mulher treinada e credenciada essa situação transcorre sem embaraços”, exemplifica o executivo.

A meta da Venuxx é bater a casa das 800 mil entregas nos próximos 18 meses. Para isso já conta com especialistas distribuídas nas capitais e algumas cidades polos regionais com Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

“Nós usamos a plataforma para dar poder de compra para as nossas especialistas. Para 80% delas esse trabalho já é a renda principal da casa. Outra preocupação nossa é ser sustentável, neutralizamos 100% do carbono emitido. Tudo isso mostra que o processo de entrega pode ser visto como um serviço com valor agregado”, completa o CEO da Venuxx.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas