Vero ingressa no setor de banda larga com 140 mil clientes

Dominado por grandes players, o mercado de banda larga no Brasil ganha um concorrente de peso em Minas Gerais: a Vero, empresa criada este ano a partir da fusão de oito provedores mineiros. O aporte, cujo valor não foi revelado, é da Vinci Partners, gestora de investimentos que aposta em grandes corporações como Burger King e pizzaria Domino’s. Com a junção dos portfólios, a Vero assume clientes em 39 cidades no Estado e, até o fim deste ano, deve chegar a outros 10 municípios mineiros. Estima-se um investimento de cerca de R$ 700 milhões nos próximos anos no País.
O diretor-presidente da Vero, Fabiano Ferreira, destaca que esse é o primeiro investimento da Vinci em uma empresa de Tecnologia de Comunicação (telecom). Para o executivo, a gestora de fundos enxergou potencial nesse mercado que não para de crescer e que ainda tem muito potencial a ser explorado.
“O setor de telecom no Brasil é concentrado por três empresas, que têm 75% do market share. O restante é explorado por pequenos provedores, que normalmente não têm capacidade de investir em expansão. Quando olhamos para os números de penetração da banda larga no Brasil a oportunidade também fica evidente: apenas 45% dos domicílios possuem banda larga. Então, há uma demanda que podemos explorar”, analisa.
De acordo com ele, as oito empresas provedoras de banda larga que formaram a Vero ficam em diferentes cidades do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Estado. Há três anos, essas empresas formaram uma holding para troca de experiências e crescimento em escala. Foi inclusive essa união estratégica que as levou a buscar investimento externo.
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“Os empreendedores mineiros entenderam que, para crescerem, precisariam de um sócio-investidor. Ao mesmo tempo, a Vinci estava procurando empresas nesse mercado e foi assim que eles se encontraram”, relata Ferreira.
De acordo com o diretor, a partir de agosto, a marca dos provedores começa a ser mudada para incorporarem a identidade única da Vero. Os fundadores das empresas também foram absorvidos: alguns em cargos de executivos, outros no conselho administrativo e outros apenas como sócios.
Valorização da equipe – “O contato com esses empreendedores é muito importante para nós: eles conhecem o segmento e o mercado mineiro e queremos mantê-los por perto. Da mesma forma estamos mantendo as equipes: não houve demissão, pelo contrário, fizemos promoções de funcionários, incluímos novos benefícios e estamos contratando mais pessoas”, garante.
Nesse momento, a Vero conta com 800 funcionários, que atendem 140 mil clientes. Ao todo, são 2,4 mil km de fibra óptica instalados no Estado.
Ferreira afirma que a Vero pretende expandir a marca não apenas em Minas Gerais, mas em todo o Brasil. Isso será possível por meio da aquisição de outros provedores em diferentes cidades. A empresa pretende investir cerca de R$ 700 milhões nos próximos anos.
“Vamos começar por Minas Gerais, onde já estamos em 39 cidades. Até o fim deste ano, chegaremos a pelo menos a mais 10 cidades nas proximidades dos municípios já atendidos”, afirma.
Além do aporte financeiro, os valores que basearam a criação da Vero devem garantir a expansão da provedora, segundo Ferreira. Ele explica que a empresa traz como diferencial o foco na qualidade do atendimento, nas pessoas e na inovação.
“Um dos nossos valores é ‘resolver de primeira’. Hoje, 70% dos nossos clientes já são atendidos em até quatro horas e pretendemos melhorar isso não apenas remediando problemas, mas também atuando preventivamente”, diz.
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