Via investirá R$ 36 mi em construção e modernização de CDs em Minas

Minas Gerais segue se destacando no segmento de e-commerce. Gigantes do setor apostam em cidades como Extrema, no Sul do Estado, e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para suas operações logísticas e investem milhões com o objetivo de ampliar e melhorar o atendimento a clientes de todo o Brasil. A Via, dona das marcas Ponto e Casas Bahia, acaba de anunciar R$ 36 milhões para a modernização de dois Centros de Distribuição (CD) e a construção de outra unidade logística no Estado.
O grupo possui uma das maiores redes de distribuição do País, com 27 grandes CDs e mais de 500 minihubs, e vai ampliar a presença em terras mineiras. Além das duas estruturas que já mantém em Contagem – voltadas tanto para lojas físicas quanto para o comércio digital -, vai construir mais um em Extrema.
O diretor executivo de Logística da Via, Fernando Gasparini, explica que os aportes nas unidades de Contagem foram destinados à infraestrutura. O objetivo é melhorar os serviços prestados tanto às lojas quanto ao varejo on-line. Já o novo CD no Sul do Estado possui foco operacional diferenciado, podendo atender às lojas do grupo nas vendas físicas e virtuais, os lojistas do marketplace e a indústria.
“A região é muito relevante e estratégica pela localização próxima de todo o Sudeste. Por isso, o projeto contempla diversas frentes logísticas que ocorrerão a partir da demanda, inclusive para indústrias que não possuem estrutura para entregas. É um serviço que vai complementar nossas operações e dar escala para diminuir custos na última milha”, explica.
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Ele completa que os consumidores B2C serão atendidos em menos tempo e os chamados sellers terão um importante diferencial para os seus negócios em operar com a Via a partir de Minas Gerais. Isso vai ocorrer por meio do modelo de fulfillment (que agrupa todas as operações). Hoje o grupo concentra mais de 130 mil lojistas em seu marketplace e oferece 41 milhões de produtos em suas plataformas.
Acordo com governo de Minas
O protocolo de intenções já havia sido assinado entre empresa e o governo do Estado por intermédio da Agência de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Invest Minas). Segundo o gerente de negócios da agência, Renato Garcia, os investimentos vão permitir a criação de mil empregos diretos e indiretos nas duas cidades e vão incorporar o que há de mais moderno no varejo on-line às operações.
“As empresas têm cada vez mais trabalhado no modelo fulfillment e é isso que a Via vai fazer nos CDs em Minas. É uma tendência do setor que além de agregar valor, otimiza os processos e o tempo de entrega”, explica.
O gerente também destaca que o investimento da Via reforça o posicionamento de Minas Gerais como importante centro logístico do País. E que grandes empresas têm optado por implementar suas operações em cidades com localizações e infraestrutura estratégicas dentro do Estado.
Segundo ele, estima-se que, hoje, 20% do e-commerce do País passa pelo Estado – número que segue em crescimento, conforme análise da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Entre os gigantes do setor com operações em Minas destacam-se: Privalia, Amazon e Mercado Livre.
Mas, apesar de aparecer em primeiro lugar no ranking de logística do e-commerce nacional, quando são consideradas as vendas, o Estado cai para a sétima posição. Na visão dos especialistas da Invest Minas, isso está relacionado à cultura de vendas do lojista mineiro, que precisa ser aprimorada. Por isso, a agência vai realizar uma série de eventos e encontros com lojistas de Minas Gerais em vistas de ajudá-los a fomentar seus negócios.
“O primeiro deles será no próximo dia 18 de abril. Em parceria com o Mercado Livre, vamos falar sobre tendências e expectativas do consumidor para o mercado da moda. Em seguida abordaremos outros segmentos”, revela.
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